Estudos Gamers: The Art of Game Design: a Deck of Lenses

Se você tem interesse pela área de game design, provavelmente já ouviu falar sobre o livro The Art of Game Design.

Caso não tenha ouvido, aproveite para ler, pois é uma referência muito boa nesse segmento.

Mas, para facilitar os princípios que Schell trabalha no livro, tem um aplicativo gratuito para isso: The Art of Game Design: a Deck of Lenses.

Vamos dar uma olhada nele.

The Art of Game Design: a Deck of Lenses

cartas_jesseO aplicativo conta todos os 112 princípios (e um outro chamado de infinito) que Jesse Schell trabalha em seu livro. Ele os chama de lentes, pois é como se eu tivesse o todo e estivesse colocando uma lente naquele pedaço e o analisando.

Cada um dos conceitos vem no formato de cartas, contendo o conceito, ilustração e perguntas norteadoras para que você pense no seu jogo.

Também é possível pegar uma carta aleatória, ordená-las de diversas formas e classificar as cartas como favoritas. Esse último facilita na busca de um critério específico.

Outros filtros existem para focar a análise sob um aspecto. Então há o filtro sob a perspectiva do Game Designer, do Jogador, da Experiência, do Processo e do Jogo. Conforme o que escolhe, ele vai filtrar as cartas que orientam para ajudar sob a ótica escolhida.

É bem útil, objetivo e facilita a aplicação em um projeto real, além de ser um ótimo recurso didático em sala de aula.

Ele está todo em inglês, mas é tranquilo de entender. The Art of Game Design: a Deck of Lenses é gratuito e pode ser baixado na AppStore e Google Play. Aproveite. 😉

Também há a versão impressa para comprar, mas aproveita que essa é de graça. Abraços!

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend