Eventos: Global Game Jam 2015

Olá pessoal!

Nesse fim de semana – dias 23, 24 e 25 de janeiro – vai acontecer um grande evento mundial: a Global Game Jam.

São 517 lugares (até agora) espalhados por todo o mundo que vão abrigar várias pessoas que tem um objetivo em comum: desenvolver um game em 48 horas!

Quer participar? Saiba mais e veja as nossas dicas para participar nesse tipo de evento!

 

O que é um Game Jam?

Uma maratona de desenvolvimento de jogos onde os participantes formam equipes para desenvolver um game em um determinado período de tempo. Alguns são de 24 horas, outros são 1 mês, variando bastante de jam para jam.

O Global Game Jam não é diferente. Você possui 48 horas para criar um jogo baseado em um tema que é divulgado apenas nas primeiras horas do evento. O tema pode ser uma frase, uma imagem, um som, qualquer coisa.

Você não precisa ter equipe para participar do evento, geralmente as equipes são formadas na hora. Não sabe programar? Não tem problema! Os eventos contam com pessoas de diversas áreas: músicos, artistas, programadores, advogados, donas de casa, filósofos, etc.

O jogo não precisa ser um jogo digital. Pode ser jogo de tabuleiro, cartas, ou o que você quiser inventar.

Outro ponto importante é que não existe premiação no Global Game Jam. Alguns lugares tem uma premiação interna ou brindes. Depende de lugar para lugar. Mas as verdadeiras premiações são as pessoas que você conhece, as coisas que você aprende com essas pessoas e, claro, a satisfação de ter seu jogo feito em 48 horas.

 

Quanto custa?

Você não precisa pagar nada para participar do Global Game Jam, mas você precisa levar seu equipamento (computador, extensões, software), comida, bebida. Alguns lugares tem uma taxa para comida que é como uma vaquinha para pizzas e refrigerante.

 

Como funciona?

Ao fazer o seu jogo nas 48 horas, você tem que publicá-lo no site do Global Game Jam. O jogo fica disponível gratuitamente para qualquer pessoa que queira o jogar ou ver o código fonte.

Existem alguns diversificadores que facilitam o seu jogo ser encontrado no site, e dão um desafio a mais na hora de desenvolvê-lo Esses diversificadores podem ser vistos aqui: http://globalgamejam.org/global-game-jam-diversifiers

 

Quero participar!

Para participar você deve se cadastrar em: http://globalgamejam.org/

Escolher um Jam Site (lugar onde você quer participar) e aparecer no local escolhido na hora marcada!

A hora é sempre local, sendo que todos os jams devem começar na noite de sexta independente da sua localização.

É obrigatória a presença física no local. Não dá para participar remotamente.

 

Dicas de como participar de um Game Jam

Esse será o meu terceiro ano participando e eu gostaria de compartilhar com vocês umas dicas valiosas:

  • Não vá com equipe formada: aproveite para conhecer e interagir com pessoas novas. Eu garanto que você vai aprender muito com elas! E elas vão aprender com você;

  • Durma: arranje um tempo para dormir. Um cérebro cansado comete mais erros e pensa mais devagar;

  • Pense pequeno: não pense que nessas 48 horas você vai criar um MMO com 200 horas de jogo. Então foque em um jogo pequeno, simples e divertido. O que importa é terminar. Depois da Game Jam você pode aperfeiçoar o seu jogo;

  • Interaja com as outras equipes: troque ideias, jogue os jogos das outras equipes, converse. Isso vai ajudá-lo a ter ideias e a dar uma descansada;

  • Divirta-se: aproveite o Game Jam, brinque, jogue e divirta-se. Não se estresse se seu jogo não ficar bom ou se ele não ficar pronto! Afinal o que vale aqui é o que é visto durante o caminho e não o local de chegada;

  • Pegue a licença do Unity Pro: o Unity todo ano disponibiliza uma licença Pro para você usar na Game Jam. Pegue a sua: https://unity3d.com/gamejams/GGJ15

 

É isso aí pessoal! Se você participar, não se esqueça de deixar nos comentários o link para o seu jogo. Se tivermos bastante gente, vou fazer uma postagem exclusiva para a divulgação dos jogos de vocês!

Os dois jogos que eu trabalhei nos anos em que participei são esses (notem que eles têm bugs e não são a melhor coisa do mundo):

Abraços a todos e aguardo os seus jogos!

UPDATE: Anunciados os diversificadores para esse ano: http://globalgamejam.org/news/introducing-ggj-2015-diversifiers

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend