Eventos: Microsoft BUILD 15

Na última semana ocorreu a conferência da Microsoft focada para desenvolvedores. Foram anunciadas muitas novidades, tanto de novos produtos como o Hololens, quanto novas ferramentas para desenvolvimento.

Quer saber das novidades relacionadas a games? Acompanhe abaixo.

 

Windows 10

Uma das novidades foi a integração entre todos os dispositivos com Windows 10.

Essa integração vai acontecer por meio de aplicativos universais. Eles são desenvolvidos de uma forma parecida com os websites responsivos, aqueles que se adaptam a tela do computador. Isso vale para games também. Usando o mesmo código (com poucas alterações) você faz um game para PCs, tablets, Windows Phones e o novo Hololens. Legal, não?

 

Project Astoria e Project Islandwood

Talvez a melhor novidade para nós desenvolvedores de jogos foram os projetos Astoria e Islandwood, que permite usar o mesmo código de aplicativos android e iOS respectivamente, para criar aplicativos para Windows 10.

Leia Windows 10 como telefones, tablets, PCs, Hololens, etc. Um dos aplicativos que foi usado como “cobaia” com esse projeto foi o jogo Candy Crush para o Windows Phone.

 

Windows IoT

Windows IoT ou Internet of Things, é um projeto que coloca o Windows 10 em um Raspberry PI. Você pode programar sensores e robôs com ele. Na demonstração, eles fizeram um robô  e com o auxílio do Hololens deram uma personalidade para ele e movimentavam ele. Imaginem as possibilidades! 🙂

 

Hololens

Falei bastante desse projeto acima, mas o que é o Hololens?

Ele é um “capacete” de realidade aumentada que faz você pode ver coisas virtuais dentro do mundo real. Equipado com vários sensores, ele escaneia o ambiente para saber onde estão as paredes, mesas. Também permite que você interaja com ele fixando aplicativos como se fossem quadros ou até jogando Minecraft como se fosse lego (com a vantagem de não ter que limpar tudo depois e sem o perigo de pisar em uma pecinha).

A promessa da Microsoft é que todos os aplicativos feitos para Windows 10 rodarão no Hololens.

Saiba mais aqui: https://www.microsoft.com/microsoft-hololens/en-us

 

Visual Studio Code

Para finalizar, a Microsoft liberou gratuitamente o editor de código chamado Visual Studio Code. Ele possui versões para Windows, Mac e Linux e permite que você desenvolva aplicativos .NET e edite códigos fontes de uma grande variedade de linguagens de programação diferentes, com direito a auto complete e Intellisense. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui: https://code.visualstudio.com/

 

Foram apresentadas muito mais novidades para nós desenvolvedores e entusiastas. Eu fiz um resumo do que é importante para o desenvolvimento de jogos, mas você pode conferir todos os keynotes e palestras nesse link: https://channel9.msdn.com/Events/Build/2015

Abraços e até a próxima!

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend