Faça o Curso “Uso e Desenvolvimento de Jogos Educativos” – Educational Game Dev

Quer conhecer a área de jogos educativos? Se você é game designer, desenvolvedor de jogos educacionais ou professor que deseja criar seus projetos de jogos ou usá-los apenas com intuito educacional, este curso é voltado para você.

Apresento o curso “Uso e Desenvolvimento de Jogos Educativos” formatado por mim e uma prévia do que será estudado nele.

Curso “Uso e Desenvolvimento de Jogos Educativos” – Educational Game Dev

Todos os jogos são educativos. O fato é que alguns foram criados para este propósito desde o início (didáticos); outros não (entretenimento). Todavia o potencial de uso deles a favor da educação é muito poderoso. Ele é mais um recurso didático possível para a sua aula, treinamento ou curso em qualquer modalidade de ensino-aprendizagem.

Como utilizá-los nesse contexto? Quais as preocupações em desenvolver esses jogos? Que problemas os jogos educativos enfrentam no seu desenvolvimento e uso nesses ambientes de aprendizagem? São questões norteadoras que serão trabalhadas no curso.

O curso te ajudará a entender o setor de jogos educativos, suas variantes, diferenças de outros, desafios a serem enfrentados, usuários desses jogos e quais as preocupações de uso e desenvolvimento que podem ajudar a ter um jogo educativo e divertido.

Conteúdo do Curso

  • Seção 1: Introdução do Curso
  • Seção 2: Conceitos e História dos Jogos Educativos: conceito jogo educativo, histórico, brincadeira, gamification, jogos sérios, aprendizagem e diversão, princípios de aprendizagem.
  • Seção 3: Uso de Jogos Educativos: ato de jogar, por que usar jogos educativos, diferenças de ensino, treinamento e aprendizagem, usando jogos educativos, mercado de jogo educativos, desafios no uso de jogos educativos.
  • Seção 4: Perfis dos Alunos e Jogadores: Gerações: Baby Boomers, X, Y, Z, Nativos e Imigrantes Digitais, Perfis de Aprendizagem de Kolb, Estilos de Aprendizagem: Questionário VARK, Teoria das Inteligências Múltiplas, Perfis de Jogadores e Outros
  • Seção 5: Desenvolvimento de Jogos Didáticos: Problemas dos Jogos Educativos, Metodologias de Desenvolvimento de Jogos Didáticos, Processo de Design de Jogos Didáticos (Ideia, High Concept, Ciclo Interativo, Game Design Document, Prototipagem, Testes e Implantação)
  • Seção 6: Análise de Jogos Educativos perante Uso e Desenvolvimento
  • Seção 7: Recursos Disponíveis para Produção de Jogos Didáticos, seja analógicos ou digitais
  • Seção 8: Conclusão sobre Metodologia ou Jogos, Jogos não são a Fórmula Mágica de Todos os Problemas, Jogos como Estratégia de Ensino-Aprendizagem em Sala de Aula, Gamification na Educação
  • Acompanha Atividade Final: Criando um Conceito de Jogo Didático
  • Acompanha Layouts de Conceito, Projeto e Análise de Jogos Educativos para Usar nos seus Projetos

Público-Alvo e Requisitos

Destina-se a game designers, desenvolvedores de jogos educacionais, professores que deseja criar seus projetos de jogos ou usá-los apenas com intuito educacional e interessados pela área de jogos e educação.

Site de Compra: 

www.fabricadejogos.net/edugamedev

Qualquer outro questionamento sobre o curso, basta comentar aqui ou mandar um e-mail para [email protected] ou whatsapp (048) 99900-0681.

Vamos estudar e aprender mais sobre a área de jogos educativos.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou de Araranguá – Santa Catarina. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Publiquei em 2021 meu primeiro jogo no Steam: o Born Race. Hoje sou game designer, professor, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.