Game Design e Experiência em Jogos Digitais: Análise do Jogo Mineirinho Ultra Adventures

Quem aqui não conhece o famoso Mineirinho Ultra Adventures? O jogo ficou muito famoso no meio dos jogadores nacionais devido a baixa qualidade. Inclusive isso rendeu de muitos críticos os comentários como pior jogo nacional.

Com base em todo este incidente, meu aluno (Rafael, escreve ao Fábrica) e eu resolvemos publicar um artigo para tentar entender o porquê do fracasso deste jogo em termos de experiência. Afinal, o game designer tem como função trabalhá-la para que o jogador se divirta.

O procedimento

Primeiramente, fizemos um levantamento bibliográfico para tentar entender o que autores caracterizam como experiência de jogo. Afinal, é algo bem intangível, mas que se o jogo não tiver uma boa experiência, basicamente ele fracassa.

Ao entendermos bem o terreno que estávamos pisando, buscamos um método científico para avaliar a experiência e o utilizamos no Mineirinho em duas frentes: analisando comentários de análises dos compradores do jogo na Steam e também nossa percepção como jogador e profissionais da área.

Resultados e Discussões

O resultado final demonstrou “que o jogo se ausenta de consistência devido a muitos bugs, controles imprecisos, fases com diversos problemas de colisão e com isso um desafio elevado, limitando o seu público-alvo”.

O artigo acaba resultando em uma reflexão sobre as nossas práticas de game design e como não deixar isso ocorrer em nossos projetos.

Mais detalhes você pode acessá-lo na íntegra AQUI.

Inclusive caso queira aprender mais sobre boas práticas de game design, fique ligado em nossas turmas do cursoGame Design Cycle” com matrículas abertas em alguns períodos. Seja informado quando abrir mandando mensagem pelo whats em (048) 99943-7091 a mensagem “GD Cycle”.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend