Game Design e Experiência em Jogos Digitais: Análise do Jogo Mineirinho Ultra Adventures

Quem aqui não conhece o famoso Mineirinho Ultra Adventures? O jogo ficou muito famoso no meio dos jogadores nacionais devido a baixa qualidade. Inclusive isso rendeu de muitos críticos os comentários como pior jogo nacional.

Com base em todo este incidente, meu aluno (Rafael, escreve ao Fábrica) e eu resolvemos publicar um artigo para tentar entender o porquê do fracasso deste jogo em termos de experiência. Afinal, o game designer tem como função trabalhá-la para que o jogador se divirta.

O procedimento

Primeiramente, fizemos um levantamento bibliográfico para tentar entender o que autores caracterizam como experiência de jogo. Afinal, é algo bem intangível, mas que se o jogo não tiver uma boa experiência, basicamente ele fracassa.

Ao entendermos bem o terreno que estávamos pisando, buscamos um método científico para avaliar a experiência e o utilizamos no Mineirinho em duas frentes: analisando comentários de análises dos compradores do jogo na Steam e também nossa percepção como jogador e profissionais da área.

Resultados e Discussões

O resultado final demonstrou “que o jogo se ausenta de consistência devido a muitos bugs, controles imprecisos, fases com diversos problemas de colisão e com isso um desafio elevado, limitando o seu público-alvo”.

O artigo acaba resultando em uma reflexão sobre as nossas práticas de game design e como não deixar isso ocorrer em nossos projetos.

Mais detalhes você pode acessá-lo na íntegra AQUI.

Inclusive caso queira aprender mais sobre boas práticas de game design, fique ligado em nossas turmas do cursoGame Design Cycle” com matrículas abertas em alguns períodos. Seja informado quando abrir mandando mensagem pelo whats em (048) 99943-7091 a mensagem “GD Cycle”.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou de Araranguá – Santa Catarina. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design e Docência para Educação Profissional, Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing. Já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Atendi clientes com jogos customizados de acordo com a necessidade deles e ganhamos o Prêmio Mobile Fest de Aplicativos Móveis da Claro em Primeiro Lugar com o game Sperm Race. Também trabalhei como redator do site Nintendo Blast, cuja experiência me ajudou a analisar jogos dos mais diversos do mercado. Publiquei em 2021 meu primeiro jogo no Steam: o Born Race. Hoje sou game designer, professor, escritor de ficção e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Meu foco está na educação dos desenvolvedores de jogos e, principalmente, game designers iniciantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *