Game Designer ou Game Artist? Eis a questão!

Uma dúvida que ainda causa confusão em muitas pessoas fora da área de jogos ou iniciantes pode ser resumida por frases clássicas como “Ah que legal, você é Game Designer, que faz a arte do jogo né?”. Este artigo apresenta o conceito de cada função, para você saber a diferença e entrar para o time que explica o que um Game Designer realmente faz!

O que significa “Design”?

Vamos começar pela origem do termo em inglês, onde parte da confusão começa, já que “Game Designer” pode ser traduzido como “Desenhista” e “Design” como “Desenho”, mas também é traduzido como “Projeto”, e é aí que as coisas começam a ficar mais claras. Podemos considerar um “Game Designer” como o Projetista, o Arquiteto do Jogo e o Desenho no sentido de “planta baixa”, que é a representação gráfica de uma construção ou edificação vista de cima para que o resto da equipe saiba onde cada estrutura será construída. Game Designers até fazem vários desenhos, mas são esboços do projeto, às vezes até animações simplificadas, afinal “uma imagem vale mais que mil palavras” e atende membros da equipe mais visuais, mas o desenho artístico, a arte final já é responsabilidade dos Game Artists.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ideas_for_Commonspoly’s_prototype.jpg

Ok, mas então o que o Game Designer faz exatamente?

Então o que um(a) Game Designer ou Designer de Jogos faz é projetar a experiência de jogo em sua totalidade, responsável por criar a estrutura geral do jogo, detalhar as mecânicas e tudo o que é necessário para o jogo ser desenvolvido e finalizado de acordo com o planejamento. Podemos destacar algumas responsabilidades:

  • Desenvolver as regras gerais, em especial o núcleo principal do jogo;
  • Criar os sistemas de jogabilidade e usabilidade;
  • Planejar e balancear os níveis e os desafios que os jogadores encontrarão durante a progressão do jogo;
  • Criar documentação e transmitir para todas as áreas da equipe o que é necessário ser feito para atingir o objetivo com o jogo, e sempre manter o foco para não aumentar o escopo;
  • Balancear fases, personagens, inimigos e recursos em geral de acordo com o jogo em desenvolvimento;
  • Realizar testes e playtestes, bem como documentar resultados e implementar soluções para o jogo melhorar de acordo com a análise dos dados.

E o Game Artist, só desenha?

Já o(a) Game Artist (Artista de Jogos), por outro lado, é responsável pela criação dos elementos visuais do jogo. Trabalham na concepção e produção dos gráficos, animações, personagens, cenários e outros elementos visuais que compõem a estética do jogo. Também se concentram em tornar o mundo do jogo visualmente atraente e coeso, trabalhando em conjunto com Game Designers para garantir que os elementos visuais suportem a experiência de jogo projetada.

Jogo Fez – Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fez_(video_game)_screenshot_11.png

O artista de jogos pode ter diferentes especializações, segue algumas:

  • Concept Art (Artista Conceitual): estuda o que foi definido, esboça, experimenta e cria os conceitos iniciais para serem aprovados e entendidos pela equipe que irá ilustrar, modelar e até programar o que foi definido;
  • Ilustrador: ilustra personagens, cenários, interface, etc;
  • Animador: pode ser 3D ou 2D para animar cenários, personagens e elementos;
  • Modelador 3D: modela personagens, cenários e elementos para serem inseridos no jogo;
  • UI Designer (Interface do Usuário): cria elementos como menus, botões e janelas, HUDs, etc;
  • VFX: cria efeitos visuais tanto para a jogabilidade, quanto para UI e UX;
  • Motion Designer: anima trailers e cinematics.

Vale a pena lembrar que além de jogos digitais, os jogos analógicos também precisam de artistas para ilustrar as cartas, tabuleiros, peças, caixas, manuais, diagramar e criar o projeto gráfico.

Jogo Terraforming Mars – Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Terraforming_Mars.jpg

Em resumo, o Game Designer cria a estrutura e a experiência de jogo, enquanto o Game Artist é responsável por dar vida visualmente a essa experiência por meio de elementos gráficos e artísticos. Ambas as funções são essenciais no desenvolvimento de um jogo bem-sucedido e cativante.

E aí, agora já sabe a diferença e como explicá-las?

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Keli C. Leal da Cruz

Keli C. Leal da Cruz é designer e desenvolvedora de Jogos Indie, onde atua principalmente com game design, game art, planejamento e marketing. Tecnóloga em Marketing, graduada em Desenvolvimento e Especialista em Arte e Animação para Jogos Digitais. Atualmente é Game Developer na CMON, cofundou o WolfTiger Studios, já participou do LAJE Studio (PUCPR), foi associada da JOGARTA, lecionou aulas de Lógica Básica e Game Design no ensino fundamental, trabalhou na Dragori Games (Tanares Adventures), Flux Games (Cobra Kai 2: Dojos Rising) e no time da DX Gameworks (ToySports, Camp Wars, entre outros projetos), além de participar como QA e Playtester de vários jogos analógicos e digitais.

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