Games Nacionais: X-Dengue

Conhecendo mais jogos nacionais, hoje vamos explorar um pouco do X-Dengue, mais um dos ganhadores do Festival de Jogos do I SLAT Jogos.

Vamos ver uma forma de conscientização como estratégia de prevenção da dengue através de jogos sérios.

X-Dengue

Sabemos que o uso de jogos é uma estratégia interessante para lidar com os desafios da vida real. Essa motivação levou a criar o X-Dengue. Ele é um jogo sério (serious game)  que tem como objetivo, de forma interativa e lúdica, conscientizar seus usuários sobre a dinâmica de transmissão da dengue e os hábitos que podem ajudar na prevenção e controle do vetor, e no combate às doenças a ele associadas.

Encontra-se em fase de desenvolvimento e será disponibilizado para dispositivos móveis. Ele é dividido em quatro módulos. Em cada um deles, o jogador irá ampliar sua abrangência e impacto de atuação, visando combater a dengue e o vetor transmissor da doença. A interação entre os mundos virtual e real torna o jogo ainda mais desafiador – em cada um dos módulos informações do mundo real serão utilizadas para definir o comportamento do jogo. Alguns exemplos são fatores climáticos como a ocorrência e intensidade de chuva na região em que o jogador se encontra. Eles contribuem no aumento da proliferação do mosquito.

O game também conta com uma mistura de 3D, realidade virtual e aumentada, proporcionando diferentes experiências e níveis de imersão.

O projeto está sendo desenvolvido no laboratório LEDS (www.leds.ufop.br), por professores e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Versões de demonstração já estão disponíveis gratuitamente na Google Play: https://play.google.com/store/apps/developer?id=LEDS

Fizemos também uma entrevista com eles:

Bora baixar, jogar e apoiar a nossa indústria de jogos digitais. 😉

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend