Iniciativas e boas práticas para o desenvolvimento de jogos mobile

escola-brasileira-de-games-fabrica-de-jogos-boas-praticas-jogos-mobile

Com usuários mais exigentes a cada dia, desenvolvedores independentes e empresas de todos os tamanhos devem analisar constantemente suas iniciativas e boas práticas para o desenvolvimento de games e apps.

Todos sabemos que não é fácil acompanhar as tendências e desenvolver “killer apps”, mas observando as iniciativas de algumas empresas é possível vislumbrar alguns insights bem bacanas:

1.Visite App Stores diariamente

Há duas razões principais para fazer isso. A primeira é verificar o desempenho dos seus próprios produtos: downloads, classificações feitas pelos clientes e tudo mais. A segunda razão é observar os principais aplicativos de várias categorias e suas tendências. É sempre importante saber em qual a direção estamos quando surge uma grande ou pequena mudança.

2.Instale aplicativos e games ruins e aprenda com os erros dos outros

Encontre aplicativos e games muito criticados pelo público e instale em seu smartphone/tablet. Faça uma lista com todos os pontos fracos do produto e pense sobre como você iria melhorá-los. Posteriormente use esta lista como itens para evitar em seus projetos futuros!

3.Leia e assista conteúdos diversificados

Alimente seu cérebro com coisas novas, leia livros e participe de palestras sobre assuntos diversificados, mesmo que não pareçam interessantes. Uma boa ideia pode surgir simplesmente por conta desse estímulo.

4.Fique ligado nas tendências em tecnologia

Leia pesquisas sobre o mercado e esteja sempre em contato com as mais recentes tecnologias e softwares. Dedique alguns minutos todos os dias para saber as novidades.

5.Sempre ouça os seus usuários

Os clientes são seus melhores amigos! (mesmo aqueles que criticam o seu produto) Independentemente do canal – na App Store, através do e-mail ou SAC – sempre leve em consideração os importantes feedbacks emitidos pelos seus clientes. E mais do que isso: faça um esforço para responder todos eles!

  • Planejamento de marketing

Muitos desenvolvedores de aplicativos tendem a ignorar as etapas necessárias para um bom plano de marketing. Para os empresários bem-sucedidos, estratégias de marketing são elementos vitais pensados desde a etapa de desenvolvimento. Confira alguns métodos de promoção muito utilizados:

1.Defina um público-alvo

Quem vai querer o produto? Quem será o maior beneficiado com isso? Quem provavelmente pagaria por isso?
Dependendo das respostas a estas perguntas, personalize as características e design. Torne o app/game tão atraente quanto possível para o público alvo definido.

2.Use palavras-chave inteligentes

Use as palavras-chave mais relevantes de acordo com o seu conteúdo. Assim, o produto vai aparecer em várias pesquisas e pode chamar muito mais a atenção dos usuários. Quanto mais pessoas visualizarem o ícone do aplicativo, maiores são as chances de aumentar o número de downloads!

3.Social Media

Utilize as mídias sociais para que mais pessoas saibam que seu aplicativo existe. Crie páginas separadas para cada produto e poste diariamente sobre suas características e atualizações. Além disso, use essas plataformas para interagir com os usuários e obter valiosos feeedbacks.

  • Suporte permanente ao cliente

Atender prontamente às dúvidas dos clientes é tão importante quanto todas as outras etapas. Certifique-se de não deixar nenhuma pergunta sem resposta, e tentar obter alguns insights para aplicar melhorias no futuro.

1.Disponibilize informações sobre a empresa

Na descrição do aplicativo na App Store, certifique-se de incluir informações básicas como: nome da empresa, site, e-mail ou plataforma de mídia social em que os usuários podem entrar em contato com a equipe e detalhes técnicos sobre o produto.

2.Mencione o suporte oferecido

As App Stores tem seções onde empresas podem apresentar todo o tipo de suporte que eles estão dispostos a oferecer. Seus usuários podem ajudar a equipe a executar o aplicativo em determinados dispositivos? Você oferece suporte à instalação ou download? Basta indicar e destacar todos esses pontos.

3.Esteja sempre disposto a melhorar

Prepare-se para realizar todo o tipo de pequenas correções em curtos períodos de tempo! Usuários não têm paciência, eles só querem um produto funcionando perfeitamente.

Estas são as principais diretrizes e boas práticas que várias empresas de sucesso aplicam incansavelmente no desenvolvimento de games e aplicativos móveis. Analise cada ponto, e aos poucos transforme-os em hábitos diários. Agora é com você!


A Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

André Avelino

André Avelino

Coordenador Geral na Escola Brasileira de Games. Minha missão é oferecer um ponto de vista profissional e compartilhar conhecimentos sobre o ambiente de negócios do mercado de games, mobile e negócios digitais.

Send this to a friend