💬 Participe da Oficina de Introdução ao Level Design do Fábrica de Jogos. Nesta oficina irei tratar sobre o planejamento do design de níveis de jogos dos mais diversos, boas práticas, processo de planejamento, além de algumas ferramentas que podem ser usadas para essa finalidade.
➡️ Oficina: https://evento.blinket.com.br/oficinaintroducaoleveldesign (recomendo acessar pelo navegador Chrome para não dar erro no final de compra. Alguns navegadores como Opera não funcionam bem)
➡️ Vídeo de Apresentação: https://youtu.be/ionfx7Qjvc4
Conteúdo:
- Introdução ao Level Design:
Entender o conceito de level design, seus elementos que o definem, os tipos de fases e gêneros de jogos e como afetam a construção e planejamento do level design. Também entender a visão sistêmica dos elementos de jogo no level design (mecânica, narrativa, estética e tecnologia) e integração entre eles. - Mecânicas e Level Design:
Como a construção das mecânicas afeta a construção do level design em termos de: sistemas de punição e recompensa, teoria do fluxo, Exploração e Descoberta, Tutoriais, Controle Indireto, Progressão de Jogo, Aprendizagem do Jogador, Direcionar o jogador, design de boss e arenas e outros. - Estética e Level Design
Como a estética contribui para o level design em termos de: atmosfera das fases, teoria das formas no level design, teoria das cores, design emotivo, HUD, ergonomia e outros. - Narrativa e Level Design
Como a narrativa contribui para o level design em termos de: narrativa ambiental, como as fases ajudam a contar a história, câmeras, planos e ângulos e o level design, fluxo narrativo e outros. - Boas Práticas de Level Design
Apresentar princípios e boas práticas de level design contidas na literatura, além de outros que aprendi na prática como game designer com meus projetos de jogos. - Processo de Level Design
As etapas para a construção do level design, desde o conceito geral, planejamento horizontal junto a gráfico de ritmo e progressão, esboço do level, construção lógica, construção do nível, testes e balanceamento. Subdivisões de jogos dentro de jogos. - Ferramentas de Level Design
Apresentar algumas ferramentas que podem ser utilizadas na construção de level design, desde básicas como planilhas e ferramenta de fluxograma até motores de jogos (Construct 3) até softwares como o Tiled. Alguns softwares serão demonstrados uso e outros citados como possibilidade de uso (até pelo tempo de curso).