Tutorial: Aplicação de Texturas no Blender: Materiais do tipo Vidro

Olá, pessoal! Tudo certo?

No tutorial de hoje aprenderemos como colocar uma textura (efeito no material) do tipo Vidro em nossos objetos modelados. Mais especificamente, vamos usar a caneca que terminamos de fazer no nosso ultimo tutorial de modelagem 3D.

Então vamos lá!

Texturas no Blender do tipo Vidro

Abram no Blender a nossa Caneca, ou qualquer outro objeto de sua preferência. Logo de início, deixe-o como na imagem abaixo, mudando o renderizado de “Blender Render”para “Cycles Render”.

Novamente lembrando, eu tive que mudar minha versão do Blender para uma anterior, e com isso perdi o meu projeto da Caneca. Para ficar mais prático criei o Copo, mas não mudará em nada o resultado do nosso tutorial, ok?

Captura de Tela 2015-11-01 às 16.27.59

 

Vejam só, atentamente, as configurações que foram selecionadas na imagem seguinte (abaixo).

  1. Adicione um material clicando no botão de “+”;
  2. Selecione “Surface” como “Glass BSDF”;
  3. Selecione modo Objeto e “Rendered Mode”.

 

Após ter feito a seleção exatamente como mostrei, o seu objeto já deve estar com o material do tipo Vidro.

No caso do tutorial de hoje, o renderizado Cycles torna a ação de texturização prática e rápida. Isso se deve porque o software já nos trouxe a textura pré-definida. Isso nos mostra mais uma das vantagens e praticidades do Blender3D. Vale lembrar, porém, que há diversas maneiras de se fazer a mesma coisa, obtendo resultados específicos para cada uso, como vidros mais detalhados, com outras cores, entre diversas outras características.

Lembre-se sempre de nunca exagerar nas configurações, respeitando os limites de sua máquina, pois vai exigir muito processamento!

Por hoje é isso, pessoal.

Abraços e até o próximo tutorial de Texturas com Blender! 😉 .

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend