Mercado de Games: Como entrar no mercado de games? – Steam Greenlight

Digamos que você leitor, que tem acompanhado o Fábrica de Jogos, feito os tutoriais, aprendido sobre as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de games, resolva fazer o seu jogo. Você o desenvolve e, ao final do desenvolvimento você se pergunta: e agora, José? Eu tenho essa coisa linda aqui, mas como eu vou fazer para vendê-lo?

Logo, estamos preparando uma série de artigos que vai mostrar estratégias para alcançar o mercado de games. Vamos mostrar como publicar seus jogos em PCs, consoles e dispositivos.

Como primeira estratégia vou apresentar para vocês o Steam Greenlight.

 

O que é o Steam?

Provavelmente você já saiba e até use o Steam todo dia, mas, a quem desconhece, vamos apresentá-lo primeiramente. É uma plataforma de entretenimento que reúne uma gigante coletânea de jogos. Eles podem ser adquiridos por meio de sua loja ou de seu aplicativo instalado em seu computador.

O Steam está disponível para PC, Mac e Linux e você pode jogar os seus jogos nas três plataformas, quando disponível.

Além dos jogos, o Steam é famoso pela sua imensa comunidade que, além de poder jogar online, pode criar conteúdo para games e disponibilizar para todo mundo.

A comunidade do Steam é muito grande e ativa. Isso contribuiu para que ela também ajudasse a dizer quais jogos queriam publicados no Steam. Essa participação foi bem aproveitada pelo portal e, dessa forma, nasceu o Steam Greenlight.

 

O que é o Steam Greenlight?

O Steam Greenlight é um sistema que usa a imensa comunidade do Steam para escolher alguns dos jogos que serão lançados nele. Os desenvolvedores publicam informações sobre o seu jogo e a comunidade pode apoiar, dar ideias, reclamar e rejeitar o seu game.

O que preciso para enviar um jogo para o Greenlight?

Para enviar o seu jogo para o Greenlight você precisa cumprir alguns requisitos:

  • Ter uma conta no Steam que não seja limitada, ou seja, você precisa ter comprado pelo menos 1 jogo no Steam;
  • Preencher o formulário de envio com algumas informações pessoais e sobre o seu jogo;
  • Pagar uma tarifa de US$ 100 se for o primeiro jogo que você estiver enviando. Não precisa pagar para enviar um conceito.

Você não precisa ter o jogo pronto para enviar ao Greenlight. O formulário pede apenas uma imagem quadrada de propaganda, que vai aparecer em listas e buscas, pelo menos 1 vídeo mostrando o jogo ou conceito, pelo menos 4 fotos ou imagens e um texto descritivo do jogo com os seus requisitos mínimos.

Outra coisa interessante é que você pode enviar o jogo como pessoa física, apesar que eles incentivem a abertura de uma empresa.

Quando o meu jogo é aceito?

Não existe uma quantidade de votos para o seu jogo ser aceito. O que acontece é que eles monitoram os jogos que a comunidade quer e, conforme a sua popularidade, eles selecionam o jogo ou não. Enquanto o seu jogo não for aceito ele ficará no Greenlight indefinidamente, até que você o retire da lista.

Pontos Fortes

  • É fácil de enviar os jogos;
  • A comunidade é ativa e pode te dar boas ideias e sugestões;
  • Fácil de prever se o seu jogo vai vender, em caso de ser aceito.

 

Pontos Fracos

  • A comunidade não tem pena do desenvolvedor. Então, prepare-se para ouvir críticas;
  • Muitos jogos. Pode ser que o seu demore para ser lançado ou conseguir visibilidade;
  • Seus jogos concorrem com os do mundo todo. Ou seja, não possui um limite regional.

 

Quero saber mais

Para saber mais, visite o site http://steamcommunity.com/greenlight/ . Lá você pode conhecer o projeto, votar em games, dar opiniões e enviar o seu jogo.

 

Vamos continuar mostrando como publicar seus jogos em PCS, consoles e dispositivos, porém em outras plataformas.

Até o próximo então.

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend