Mercado de Games: Pesquisa na Revista Ibero Americana apresenta falhas dos game developers

Dentro do artigo “Processos de Implementação de Estratégias de Marketing na Indústria Criativa de Jogos Eletrônicos”, ele traz alguns pontos interessantes a você desenvolvedor.

Vale a pena ler o trabalho publicado na Revista Ibero Americana de Estratégia, bem como refletir sobre o cenário atual na indústria de jogos e o seu papel nesse sentido.

Vamos dar uma olhada no artigo.

Primeiramente, dentro do artigo, se apresenta como é feito o Planejamento de Estratégia de Marketing das pequenas e micro-empresas.

A seguir, ele aborda a indústria criativa e suas características, relacionando com a Inovação.

O estudo se baseou em quatro estúdios brasileiros e teve um enfoque mais qualitativo. Para cada empresa eles mapeiam softwares, processos, clientes dentre outras características comparativas.

No final, são avaliadas as estratégias deles, o que dá certo, as falhas perante tecnologias de processo de desenvolvimento do jogo, processo gerencial da empresa e de venda. Também é avaliado o controle da empresa e as competências humanas envolvidas.

Esse tipo de resultado é muito bom, vale a pena ler, pois serve para aprendermos mais e melhorarmos como desenvolvedores.

Para ler na íntegra, acesse: Revista Íbero Americana – Artigo sobre Jogos.

Um resumo, encontrei nesse blog aqui: Mercado de Jogos Brasil

Abraços!

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend