Mercado de Games: Salários no Exterior de Desenvolvedor de Games

No Gamasutra, eles fazem todo ano um levantamento para analisar como está o salário dos profissionais da área de jogos digitais nos Estados Unidos.

São dados interessantes a serem analisados, comparando a um mercado já bem desenvolvido e o nosso que engatinha aos poucos.

Vamos dar uma olhada.

 

Vamos aos dados apresentados de salários médios anuais:

  • Game Developers

    Programadores: U$ 93.251,00
  • Artistas: U$ 74.349,00

  • Game Designers: U$ 73.864,00

  • Produtores: U$ 82.286,00

  • Músicos: U$ 95.682,00

  • Playtesters: U$ 54.833,00

Também são demonstradas as variações de acordo com a experiência do profissional e cargo.

O que é interessante observar é que, para nós, esses valores são muito bons, considerando nossa realidade. Mas lá nem tanto. Compare a diferença entre programadores (um dos mais bem pagos) com artistas e game designers, por exemplo. Bem significativa.

Fora que o documento aborda questões como homens e mulheres sofrem diferenciação de ganhos. Compare os salários dos homens com os delas e verá uma diferença bem grande. Vemos que ainda existe uma barreira a ser vencida pelas profissionais.

Também há dados bem interessantes sobre os desenvolvedores indie, demonstrando crescimento no mercado (U$ 50.833,00). Esse trecho mostra bem isso, com relação a desenvolvedores indie que fazem parte de uma equipe:

“Individual members of an indie team fared better than solos, earning an average of $50,833, up 161% from 2012’s $19,487”.

Um grande crescimento, não?

Mais dados e análises seguem abaixo as fontes para você ver na íntegra.

Fontes:

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend