Modelagem 3D com Blender (Parte 2)

Olá, galera!

Daremos continuidade a nossa parte 1 do tutorial de modelagem da caneca. Hoje vamos finalizá-lo, colocando uma alça e deixando suas arestas mais lisas. Assim,  ficará algo mais aprimorado e futuramente poderemos colocar texturas, trazendo uma realidade a mais ao objeto.

Vamos nessa!

Modelagem 3D de uma caneca/copo com Blender

Então vamos lá finalizar nossa caneca! 😀

1 – De início, iremos nos atentar novamente às opções que devem estar pré-selecionadas para que possamos modelar nossa alça. Acompanhe as setas azuis na imagem seguinte e veja se as opções indicadas estão iguais no seu projeto. Se não estiver, corrija.

Captura de Tela 2015-10-19 às 16.01.02

Imagem anterior com ZOOM nas opções mencionadas.


Captura de Tela 2015-10-25 às 23.56.15

2 – Com todas as opções corretas, selecione (como mostra na imagem anterior) os “quadradinhos” da caneca. Para fazer isso, basta pressionar SHIFT e ir dando cliques com o botão direito de seu mouse.

Agora, depois de selecionados os dois quadrados, vamos puxar o “braço” de nossa caneca. Fazer isso será bem simples. Vocês precisarão apenas clicar na letra G ou E do teclado e, em seguida, sem movimentar o mouse, apertar a tecla X. Agora sim podemos movimentar o mouse e nossa alça será criada como mostra a imagem seguinte.

Captura de Tela 2015-10-19 às 16.01.24

 

Captura de Tela 2015-10-26 às 00.00.18

3 – Agora temos nossa alça quase pronta, mas ainda falta fechá-la. Para fazer isso devemos ajustar novamente nossas opções, como mostro na imagem seguinte. 

Captura de Tela 2015-10-19 às 16.06.03

 

Captura de Tela 2015-10-26 às 00.00.44

4 – Como vocês podem perceber, na imagem foi concluída a alça. Para essa ação, temos que selecionar aresta com aresta, ou seja, aresta superior com inferior e clicar em F no teclado. Assim, elas se ligarão com a aresta correspondente.

Está pronta nossa caneca, pessoal! Só que não MESMO! Podemos ver que ela está totalmente “quadrada”. Para arrumar isso, é muito fácil também, mas devemos tomar cuidado para não travarmos a máquina!

Temos que primeiramente adicionar um componente no nosso projeto chamado “Subdivision Surface”. Como faço? Basta ajustar a opção “view” e “render” para 2 ou 3.

Captura de Tela 2015-10-19 às 16.06.25

5 – Então o resultado da nossa caneca será o seguinte. Observação: Alguns desses defeitos que apareceram na minha caneca foram causados porque eu estava usando uma versão de teste do Blender :D.

Captura de Tela 2015-10-19 às 16.10.13

 

É isso ai, galera. Agora que temos nossa caneca pronta, basta aguardar a nova série de tutoriais de Blender que teremos em novembro aqui no Fábrica.

Esses próximos tutoriais serão baseados em 4 texturas principais: Metal, Vidro, Tecido e Plástico. Já fica aqui a dica para acompanhá-los e aprender a colocar texturas nessa caneca ou em qualquer outro objeto.

Até lá!!! 😉

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend