Modelagem 3D com Blender (Parte 1)

Olá, pessoal! Tudo certo?

Vamos para mais uma parte do nosso tutorial com Blender!

Com tudo certo após termos feito a instalação do Blender na máquina, como ensinado no tutorial anterior, hoje vamos “colocar a mão na massa”.

Daremos inicio à modelagem do nosso primeiro objeto: uma Caneca/Copo.

Modelagem 3D com Blender de uma Caneca/Copo

Optei por uma Caneca/Copo, pois o objeto tem um conceito simples de modelagem. É bem estimulante e assim poderemos fazer melhor uso de vários conceitos da ferramenta para, a partir daí, modelar vários outros itens.

Vamos lá!

1 – Primeiramente, abra o Blender. Depois, selecione todos os objetos da cena com a tecla “A”. A seguir, aperte “X” e confirme a opção excluir.

Captura de Tela 2015-10-19 às 15.46.17

 

2 – Feito isso, ficamos sem objetos na tela. Logo, podemos então adicionar o nosso novo objeto, que é do tipo “Cilindro”. Como já dito no primeiro tutorial, é um tipo primitivo definido no Blender.

Captura de Tela 2015-10-19 às 15.46.50

3 – Bem, até aqui sem muitas novidades… então iremos ver a primeira já! 😀

Faremos uma análise anteriormente. Uma das partes essenciais para uma caneca/copo é um espaço em seu interior para colocar a bebida, claro. Essa parte é de fundamental importância e representa a função principal do objeto, certo? Mas, como fazer isso? Como faremos para modelar um cilindro de acordo com as propriedades de uma caneca? Simples!

Iremos primeiramente entrar no modo de edição / depois WireFrame /  e selecionando por vértices. É como as 3 setas azuis estão mostrando na imagem seguinte. Agora, com esses modos setados (selecionados), clique na tecla “B”, pressione o mouse e selecione todos os vértices superiores, como mostra a imagem seguinte, também na parte circulada.
Captura de Tela 2015-10-19 às 16.42.46

4 – Agora iremos usar a ferramenta chamada extrusão. Para usá-la, basta deixar a parte superior toda selecionada, como feito anteriormente, apertar a tecla “E” e depois ir levantando o mouse suavemente para cima. Veja o que acontece. Se ficar torto, aperte a tecla “Z” ou “Y”, assim ela não deixará que o molde saia do eixo no momento da edição.

O cilindro ficará como na imagem seguinte, ou algo muito semelhante. Vejam:

Captura de Tela 2015-10-19 às 15.48.50

 

 

Até o tutorial de hoje está beleza!

Vamos continuar e iremos terminá-lo na próxima parte, que será a 2 (Final). Assim, evitamos que fique muito cansativo.

Aguardem que teremos nossa caneca pronta logo logo para usar. Hah00aha. Abraços a todos e até já!

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend