Tutorial: Modelagem 3D com Maya – Parte 1 – Criando um Minion

E ai, galera? Hoje iniciaremos nosso primeiro tutorial em uma ferramenta quase que totalmente nova: o tão conhecido software de modelagem 3D da AutoDesk MAYA. Bacana, não é?

Você pode estar se questionando sobre o motivo da troca do Blender por ele em meus tutoriais. Faço isso pois esse software é um dos mais requisitados no ramo empresarial. Outras características?! Deixemos isso para uma hora melhor.

Modelagem 3D com Maya – Criando um Minion

Vamos ao que interessa! 😛
Hoje iremos modelar um Minion, que requer um nível intermediário/avançado, para quem está iniciando no ramo da modelagem 3D. Eu recomendaria fazer algum dos tutoriais que postei anteriormente, de preferência os mais iniciais, pois abordam conceitos e ferramentas úteis que são praticamente as mesmas no Maya.

Para dar o pontapé inicial, abram o Maya e cliquem uma vez na barra de espaço. Vocês verão quatro pequenas janelas, assim como mostrarei na imagem seguinte. Temos que fazer isso, pois será necessário moldar o nosso “Minion” a partir de uma imagem frontal e lateral.

Screen Shot 2016-03-01 at 18.44.43

Agora você irá importar as imagens que dispomos a seguir em suas respectivas telas. Estão abaixo as imagens para você salvar em seu computador.

Lateral:

MinionsLateral

Frontal:

MinionsFrontal

Para coloca-lás, clique em (view) -> (Image Plane) -> (Import Image).

Screen Shot 2016-03-01 at 18.20.49

Agora clique novamente na barra de espaço, porém sem soltá-la. Depois, clique com o mouse no centro onde está escrito “maya” e clique em modo perspectiva. Na imagem seguinte, está representada esta ação. Aos mais experientes, esse mesmo processo pode ser feito ao deixar a seta do mouse sobre a telinha, onde mostra a visão perspectiva em que se clique na barra de espaço.

Screen Shot 2016-03-01 at 18.25.30

Agora, com base em um modelo de esfera, vamos modelar todo o corpo do nosso minions, usando os mesmos princípios utilizados nos tutoriais anteriores. Vamos usar a extrusão, que no maya está localizada na parte superior da tela. Veja a imagem seguinte, em vermelho.

Screen Shot 2016-03-01 at 18.10.12

Para dar continuidade ao tutorial, vou mostrar como ficou meu personagem modelado mediamente. Afinal, no meu ponto de vista, seria mais rentável desenvolver o objeto em apenas um lado, já que quase todas as partes de seu corpo são simétricas. Vejam como ficou:

Screen Shot 2016-02-27 at 16.48.41

Eu poderia aqui detalhar mais a vocês sobre como fazer cada parte, mas primeiramente acredito que, pela imagem, vocês já possam ter uma ideia e também ficaria muito grande o tutorial. Mesmo que já estejamos dividindo-o em partes.

Em decorrência disso, se alguém tiver dificuldades para conseguir um resultado semelhante, avise-me nos comentários para que então eu possa me dedicar a um tutorial com foco apenas nesses detalhes.

Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado e estejam animados para a próxima parte. Não percam! 😛 Até já!!!

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend