Modelando Angry Birds com Autodesk Maya

No tutorial de hoje, iremos aprender um pouco mais sobre como iremos fazer para modelar um novo personagem. Ele é de um jogo e agora também de um filme/desenho animado de muito sucesso: Angry Birds da ROVIO. Logo, vamos trabalhar Angry Birds com Autodesk MAYA.

O passarinho escolhido para este tutorial é o Angry Birds Red (vermelho), que esteve no jogo desde sua primeira versão e possui uma quantidade de detalhes razoável para realizar a modelagem de hoje.

Modelando um Angry Birds com Autodesk MAYA

Ao abrir o Autodesk Maya, criaremos um novo projeto. Coloque corretamente o nome de acordo com o projeto, pois isso pode ajudar muito na hora de uma pesquisa pelo mesmo. Isso porque um projeto em 3D não é o tipo de arquivo mais leve e rápido de ser carregado pelo computador.

Realizado esse procedimento básico, agora iremos criar uma esfera na cena, clicando no botão correspondente a ela em polígonos. Veja na imagem seguinte. Nela, podemos observar que eu já havia começado a criar, com a técnica de extrusão, a “pena” do pássaro que se localiza na parte superior.

Pena Superior:
Penas Superior
Angry Birds 1

 

Aproveitando que estamos utilizando a esfera, poderíamos já criar os olhos, que seguem com o mesmo formato. Após ter criado os olhos do Angry Bird,  é hora de criar o bico, isso é bem simples. Precisa apenas escolher o cone e cortá-lo ao meio para que o bico fique com essa aparência de bico aberto. Do contrário, para  bico fechado, não é necessário cortar. Na imagem dá para notar também que dei uma leve alterada no vértice do meio do bico, para evitar que ficasse muito artificial.

 

Bico Angry Bird Red

 

Ao colocar tanto os olhos quanto o bico, lembre-se de ligar corretamente todos os vértices, evitando assim a sensação de objeto mal acabado ou de que um objeto está quebrando o limite do outro. Isso fará com que pareça natural e concisa a modelagem, chegando ao máximo possível do real.

Ligar Pontos

Acredito que, quanto aos outros detalhes do personagem, vocês já tem conhecimento possível para desenvolver. Mas se quiser Consulte nossos outros tutoriais de Maya. Portanto, hoje, para que a matéria não se estenda muito, vamos apenas mostrar também como se insere uma textura, assunto ainda não tratado aqui no Fábrica com o software Autodesk Maya.

No meu ponto de vista, essa tarefa é muito mais simples de se fazer no Maya do que no Blender. No Maya, você necessita apenas clicar com o botão do lado direito do mouse, escolhendo a opção que se encontra bem no fim do menu flutuante de ferramentas.

Menu Material

Aparecerá uma janela igual a da imagem seguinte e nela, você poderá configurar o material de acordo com suas necessidades.

Screen Shot 2016-04-13 at 22.49.18

Por fim é só renderizar. Eu utilizei o renderizador mental ray que fica bem bonito. Vejam na última imagem o resultado. 😀 Espero que tenham gostado. Mandem os seus Angry Birds com Autodesk MAYA para nós.

Até a próxima, galera, e se inscrevam em nosso canal no Youtube.

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend