Pelo nono ano consecutivo o instituto de pesquisas Nielsen realizou uma grande pesquisa sobre o consumo de games
Mais uma vez o Nielsen Games Report acompanhou de perto as atitudes do consumidor global e as tendências econômicas que moldam esta indústria. Deste ponto de vista único, fomos capazes de traçar os desenvolvimentos mais recentes e entender como eles se encaixam quanto a trajetória mais ampla da indústria de jogos, uma vez que continua a crescer, atrai constantemente novos jogadores e ganha maior aceitação pelo público em geral.
A mudança é inevitável – e em nenhum outro lugar isso pode ser maior ou melhor percebida do que nos videogames, onde transformações podem acontecer em um piscar de olhos graças à velocidade inerente à mídia digital.
Panorama do mercado
O grande volume de títulos digitais deu aos jogadores escolhas sem precedentes, mas os custos de desenvolvimento e comercialização também cresceram. No entanto, apesar das técnicas de marketing possibilitaram acesso a um maior número de consumidores através de diversos canais sociais, isso também contribuiu para a grande propagação de ruídos de comunicação.
As preferências e expectativas do consumidor mudaram de uma era em que havia foco no produto, para um modelo centrado no relacionamento.
Neste ambiente, ter uma marca forte é fundamental para desenvolver um relacionamento de longo prazo com os consumidores além do meramente transacional. Os jogadores querem cada vez mais experiências de jogo sob medida, entregues por marcas que entendam as suas necessidades e cujos valores centrais combinam com os seus.
Em meio ao turbilhão de inovação e mudança, entender a perspectiva do consumidor é mais importante do que nunca. Este relatório representa um passo inicial para ganhar essa crucial compreensão. Esperamos que ele forneça insights para orientar as suas estratégias.Boa leitura!
Download do estudo completo em PDF: http://www.nielsen.com/content/dam/corporate/us/en/reports-downloads/2018-reports/games-360-2018.pdf
Escrito por Escola Brasileira de Games (EBG) Plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.