Vamos analisar uma vaga de emprego para Programador de Gameplay de uma grande empresa de games e ver quais são os requisitos para trabalhar na empresa.
Às vezes não sabemos por onde começar na área de games, ou o que é preciso.
Com este artigo vamos analisar uma vaga de emprego de uma empresa grande e ver quais são as responsabilidades, requisitos e desejáveis para o cargo.
A vaga que vamos analisar é a de Programador de Gameplay da empresa BioWare e você pode conferi-la aqui: Bioware Gameplay Programmer.
Programador de Gameplay
A BioWare é uma empresa que faz parte da Eletronic Arts (EA) e é responsável pelos jogos: Mass Effect, Dragon Age, Star Wars: Knights of the Old Republic entre outros.
Ela possui escritórios no Canadá e Estados Unidos.
Responsabilidades
Um programador de gameplay na BioWare desenvolve o código que controla o jogo incorporando e usando tecnologias já existentes e, quando necessário, criando sua própria tecnologia.
Requisitos
- Bacharelado em Ciência da Computação ou curso relacionado, ou experiência e treinamento na área;
- Proficiência em C++ e experiência em programação orientada a objetos;
- Experiência em arquitetura e/ou programação de inteligência artificial, controle de personagens, algoritmo de path finding, multiplayer ou outros sistemas de gameplay;
- Demonstrar conhecimento de boas práticas de desenvolvimento de sistemas;
- Possuir uma excelente habilidade de resolver problemas e atenção aos detalhes. Deve ser capaz de identificar e resolver problemas rapidamente;
- Possuir uma boa comunicação verbal e escrita;
- Possuir uma boa capacidade de tomar decisões;
- Habilidade de aprender e usar rapidamente novos conceitos, princípios e soluções;
- Demonstrar compromisso com o projeto e tarefas.
Desejáveis
- O candidato ideal já publicou pelo menos um título e tem no mínimo 3 anos de experiência com a indústria de desenvolvimento de jogos;
- Tem que ser Gamer e ser apaixonado por criar jogos com qualidade;
- Experiência com assembler (MIPS, VU Code), linguagens em script (Perl, Python, Lua, Ruby) e linguagens interpretadas (C#, Java).
O que a vaga não diz
Em algumas palestras recentes da empresa, eles enfatizaram o fato de que eles recebem uma quantidade absurda de currículos por dia. Então para você ter uma chance, você deve se destacar dos outros.
Eles sugerem que você mande alguns jogos que você programou e que estejam relacionados com a área. Por exemplo, se você está se candidatando a programador de gameplay, eles não vão olhar para o gráfico do jogo e sim para o funcionamento dele.
É isso aí, pessoal! Pra quem estava perdido e não sabe por onde começar, uma boa ideia é olhar para as vagas de emprego e ver o que vocês precisam aprender para alcançar um objetivo.
Abraços e até mais!