Referência de Livros Técnicos: Gamification

Para mais indicação importante, hoje trago para vocês uma referência muito boa: o livro “Gamification” da Flora Alves.

Recomendado para quem deseja entender melhor sobre essa técnica, mas também para usar nos treinamentos e capacitações das mais diversas.

Vamos dar uma explorada no livro.

Gamification

O livro tem como título “Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática”. De fato, a publicação tem enfoque maior em educação, mas os princípios podem se estender a outras áreas. Inclusive alguns exemplos que são usados pela autora são das vendas, relacionamento com cliente e outros segmentos.

flora_gamificationA autora é a Flora Alves, cuja experiência e o foco é a capacitação corporativa. Nos últimos anos, ela tem estudado novas formas de engajamento e transferência da aprendizagem na prática. Super didática, clara e com uma profunda pesquisa sobre o setor.

O livro trata primeiramente de uma sensibilização de público para qual o livro foi destinado. Depois, são introduzidos os conceitos de gamification, histórico, exemplos práticos de uso, elementos, estruturas e outros conceitos mais inerentes da área de jogo. Muito desse introdutório, para quem não é da área de games, é fundamental e bem embasado para que se entenda bem o básico dos jogos digitais.

Gostei muito também de uma seção específica do livro que trata da diversão. Demonstra uma preocupação com essa forma de engajamento na educação. Afinal, na prática, temos visto pouco disso nessa área.

Por fim, ela traz um método para se organizar a avaliação de como implantar a gamification na capacitação empresarial por meio da metodologia SG+ e outras diretrizes. Também reforça dobre quando não usar a gamification e dois estudos de casos bem interessantes: dos postos Ipiranga e banco Bradesco.

A forma de apresentação do livro é bem no estilo aula: tem os objetivos daquele capítulo, o conteúdo estruturado de forma clara, bem ilustrada e com anotações complementares no rodapé. No final, atividades de reflexão para reforçar os pontos fortes do capítulo. As referências são boas e, quem é da área de jogos, percebe bons autores citados, uma ótima experiência da autora do livro e bons exemplos. Vale a pena conferir.

Resumo

gamification_livroNome: Gamification

Autor: Flora Alves

Tamanho: 176 páginas

Editora: DVS

Análise Final: alguns capítulos, para quem é da área de jogos, não tem novidades. Só constatam que a autora fez uma boa busca de referências de qualidade. Porém, pensando em iniciantes, o livro está perfeito. Para já experientes com jogos, ha capítulos voltados a gamification, principalmente no método que ela usa para desenvolver as soluções. É bem interessante e vale a pena o estudo feito. Até porque ela entre em teorias educacionais para dar base ao método. Para desenvolvedores de jogos educacionais, é essencial essa etapa. Recomendamos o livro pela clareza e amplitude que tratou do tema perante a educação.

Até a nossa próxima referência. Inclusive já recomendamos esse livro em nosso vídeo no Youtube. Inscreva-se lá!

Abraços!




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend