Referências de Livros Técnicos: A Jornada do Escritor

A Jornada do Escritor - LivroJá mencionei esse livro, em postagem anterior, quando o assunto se tratava de narrativas para games.

Hoje vamos fazer uma análise sobre ele trazendo um pouco de sua estrutura, foco, pontos fortes e outros nem tanto assim, para que você tenha boas referências no seu desenvolvimento de games.

Vamos conhecer A Jornada do Escritor.

 

Christopher Vogler - A Jornada do EscritorA Jornada do Escritor, Estruturas Míticas para Contadores de Histórias e Roteiristas, foi escrito por Christopher Vogler, um roteirista norte-americano com experiência em estúdios famosos como Disney, Fox e Warner Bros.

O livro trata de uma estrutura básica que todas as narrativas seguem. É uma espécie de padrão percebido em diversos filmes e que foi responsável pelo sucesso dessas histórias. Ele aborda tanto o enredo e trama quanto os personagens e seus tipos (arquétipos).

O livro é dividido da seguinte forma:

Primeiramente, o Livro Um tem uma introdução com o panorama geral da estrutura, da relação que tem com a teoria de Joseph Campbell e os arquétipos básicos de personagens.

A seguir, ele aprofunda cada arquétipo mostrando a função psicológica, dramática, o desenvolvimento dele na trama, as ações e outros atributos a serem trabalhados.

Já no Livro Dois, cada estágio da estrutura da Jornada do Escritor é aprofundado com diversos exemplos e detalhes a serem trabalhados.

No final tem um Epílogo que retoma a jornada, pporém o interessante mesmo é a filmografia mencionada de diversos filmes que seguem essa estrutura proposta pelo escritor. É muito interessante.

O livro é muito bom, pois dá vários exemplos de filmes clássicos que se encaixam na estrutura, personagens famosos, e com fácil compreensão como um dos principais filme que ele usa que é o O Mágico de Oz. De fato, quando você lê o livro e começa a observar os filmes, percebe-se muito claramente essa estrutura. Mas ele também avisa que não é uma receita de bolo rígida e que deve ser seguida ao pé da letra. É apenas uma sugestão.

Recomendo a todos que escrevem histórias, a roteiristas de jogos digitais e game designers também. Entender essas reflexões demonstradas no livro ajudam muito no sucesso da narrativa no game.

A Jornada do EscritorResumo

Nome: A Jornada do Escritor

Autor: Christopher Vogler

Tamanho: 448 páginas

Ano: 2006

Editora: Nova Fronteira

Análise Final: muito recomendado para se ter uma compreensão maior de como desenvolver boas histórias e personagens do início ao fim. Manter o interesse pela história a cada passo dado nela é fundamental. A proposta dele ajuda e muito nesse sentido. Game designers e roteiristas de games precisam ler esse livro. Recomendadíssimo e uma leitura muito prazerosa de se fazer. Você vai sentir muita nostalgia ao lembrar de vários clássicos do cinema.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend