Já mencionei esse livro, em postagem anterior, quando o assunto se tratava de narrativas para games.
Hoje vamos fazer uma análise sobre ele trazendo um pouco de sua estrutura, foco, pontos fortes e outros nem tanto assim, para que você tenha boas referências no seu desenvolvimento de games.
Vamos conhecer A Jornada do Escritor.
A Jornada do Escritor, Estruturas Míticas para Contadores de Histórias e Roteiristas, foi escrito por Christopher Vogler, um roteirista norte-americano com experiência em estúdios famosos como Disney, Fox e Warner Bros.
O livro trata de uma estrutura básica que todas as narrativas seguem. É uma espécie de padrão percebido em diversos filmes e que foi responsável pelo sucesso dessas histórias. Ele aborda tanto o enredo e trama quanto os personagens e seus tipos (arquétipos).
O livro é dividido da seguinte forma:
Primeiramente, o Livro Um tem uma introdução com o panorama geral da estrutura, da relação que tem com a teoria de Joseph Campbell e os arquétipos básicos de personagens.
A seguir, ele aprofunda cada arquétipo mostrando a função psicológica, dramática, o desenvolvimento dele na trama, as ações e outros atributos a serem trabalhados.
Já no Livro Dois, cada estágio da estrutura da Jornada do Escritor é aprofundado com diversos exemplos e detalhes a serem trabalhados.
No final tem um Epílogo que retoma a jornada, pporém o interessante mesmo é a filmografia mencionada de diversos filmes que seguem essa estrutura proposta pelo escritor. É muito interessante.
O livro é muito bom, pois dá vários exemplos de filmes clássicos que se encaixam na estrutura, personagens famosos, e com fácil compreensão como um dos principais filme que ele usa que é o O Mágico de Oz. De fato, quando você lê o livro e começa a observar os filmes, percebe-se muito claramente essa estrutura. Mas ele também avisa que não é uma receita de bolo rígida e que deve ser seguida ao pé da letra. É apenas uma sugestão.
Recomendo a todos que escrevem histórias, a roteiristas de jogos digitais e game designers também. Entender essas reflexões demonstradas no livro ajudam muito no sucesso da narrativa no game.
Resumo
Nome: A Jornada do Escritor
Autor: Christopher Vogler
Tamanho: 448 páginas
Ano: 2006
Editora: Nova Fronteira
Análise Final: muito recomendado para se ter uma compreensão maior de como desenvolver boas histórias e personagens do início ao fim. Manter o interesse pela história a cada passo dado nela é fundamental. A proposta dele ajuda e muito nesse sentido. Game designers e roteiristas de games precisam ler esse livro. Recomendadíssimo e uma leitura muito prazerosa de se fazer. Você vai sentir muita nostalgia ao lembrar de vários clássicos do cinema.