Referências de Livros Técnicos: Coleção de Livros Regras do Jogo

Estamos fazendo uma promoção bem bacana dessa coleção. Aproveitem, pois essa eu considero uma das referências mais importantes na área de jogos, principalmente Game Design.

Vamos dar uma olhada nesse conteúdo do livro “Regras do Jogo”.

A Coleção Regras do Jogo

rules_play“Regras do Jogo” é uma tradução do livro “Rules of Play” de Katie Salen e Eric Zimmerman (2003). O livro foi trazido ao português em 2012 e somente aqui no Brasil está dividido em 4 livros.

Cada um deles trata dos seguintes assuntos:

  • Livro 1: Fundamentos do Design de Jogos: trata das terminologias básicas, chegando ao introdutório do conceito dos autores sobre jogos. Eles entendem que os games funcionam com base em três esquemas primários: Regras, Interação Lúdica e Cultura;
  • Livro 2: Aprofunda o esquema Regras, dando mais detalhamento em como criá-las;
  • Livro 3: Trata do esquema de Interação Lúdica, mostrando sua importância, o quão significativa deve ser ao jogador e como promover tal interação;
  • Livro 4: O aspecto cultural, que eles tratam como um sistema aberto, sendo o mais amplo dos esquemas. Ele acaba englobando os outros dois esquemas e trata de aspectos até mesmo externos que influenciam na construção de um game.

Eles mesmos falam que o objetivo é tratar de temas, aprofundar cada um deles de forma que conheçamos os conceitos, fazendo uma reflexão sobre a prática de construir jogos.

Gosto da abordagem deles em aprofundarem-se na pesquisa de outros autores, também dos exemplos, resumo ao final dos capítulos do que é mais importante, além de exemplos práticos de jogos e indicações de material complementar.

regras_jogoResumo

Nome: Coleção Regras do Jogo

Autor: Katie Salen e Eric Zimmerman

Tamanho: 4 volumes de livros. Livro 1: 170 páginas. Livro 2: 234 páginas. Livro 3: 262 páginas. Livro 4: 158 páginas.

Editora: Blucher

Análise Final: Quer desenvolver e projetar games? Recomendo a leitura dessa coleção para ter uma visão sistêmica do assunto. Muitos conceitos são bem pertinentes e trabalhados no livro. São diretrizes importantes a serem refletidas no projeto de um game.




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend