Referências de Livros Técnicos: Coleção “Introdução ao Desenvolvimento de Games”

Iniciando os trabalhos, vamos a mais uma dica de livro para ajudar nos seus estudos.

Hoje vamos dar uma olhada na coleção “Introdução ao Desenvolvimento de Games”.

Coleção “Introdução ao Desenvolvimento de Games”

São 4 livros escritos por diversos autores da indústria de jogos digitais. Como autoria no livro, consta o editor Steve Rabin. Só esse fator de reunir vários profissionais da área para criar essa coleção já vale muito. Não fica preso a uma visão apenas. Então só temos a ganhar com a publicação.

O livro é uma tradução do original em inglês. Cada unidade da coleção foi dividida em 4 temas:

  • intro_dev_gameLivro 1: Entendendo o universo dos jogos: esse especificamente vai tratar de termos gerais, história dos games  – faltam informações atuais – e a parte de game design. Se não sabe da área, realmente tem que começar por aqui;
  • Livro 2: Programação: técnica, linguagem e arquitetura: vai dar uma visão dessa área em termos de linguagem de programação, redes de computadores, inteligência artificial, física, matemática, programação de áudio e outros conhecimentos. Já vi vários livros que trataram do tema, mas esse gosto desse volume, em específico, pelos exemplos. Fica mais fácil de compreender e é o maior livro da coleção;
  • Livro 3: Criação e produção audiovisual: o foco aqui é mais na estética, tanto visual quanto musical. Nessa etapa, achei que o livro focou mais no 3D, modelagem e tudo. Tratou de animação também e a produção sonora. No final, vem com exemplos coloridos de alguns trabalhos artísticos realizados, explorando conceitos vistos no livro;
  • Livro 4: A indústria de jogos: produção, marketing, comercialização e direitos autorais: esse livro foca mais na parte de negócios dos jogos digitais. Processo de produção como pré-projeto, desenvolvimento, pós-projeto, divulgação do jogo, confidencialidade, direitos autorais, profissionais envolvidos no processo e outros são detalhes que são fornecidos.

Gosto bastante dos livros, pois foram bem organizados, contam com boas referências e possuem bastantes exemplos de aplicação dos conceitos vistos. Facilita a compreensão.

Também gosto da sugestão de leitura, conforme o seu foco na indústria. Isso ajuda tanto para aprendizes quanto para professores aplicarem o livro em sala de aula.

O livro foca mais em jogos e experiências de grande porte, mas é interessante ter uma visão maior de como a indústria e grandes empresas da área trabalham e se comportam.

Resumo

arte_intro_gamedevNome: Coleção Introdução ao Desenvolvimento de Games

Autor: Steve Rabin (editor)

Tamanho: 4 volumes de livros. Livro 1: 164 páginas. Livro 2: 642 páginas. Livro 3: 810 páginas. Livro 4: 956 páginas.

Editora: Cengage Learning.

Análise Final: Quer começar na área de jogos digitais e ter uma ideia dela como um todo? São livros para se começar. Alguns preferem o original em inglês devido a traduções ficarem estranhas, mas ter livros em nosso idioma dá mais acesso a outros que possam aprender. Vale a pena a aquisição e estudo.




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend