Referências de Livros Técnicos: Desenvolvimento de Games

Desenvolvimento de Games - LivroPrecisando de uma base teórica sobre a área de jogos digitais, assim como todas as etapas do seu desenvolvimento?

O livro “Desenvolvimento de Games” pode dar uma força em todos os fundamentos que você precisa na área.

Vamos conhecer um pouco do livro em mais uma dica de referência boa.

 

 

Jeannie Novak

Desenvolvimento de Games é escrito por Jeannie Novak, autora de outros livros de games, atuante na academia e fundadora da Indiespace, uma das primeiras empresas de promoção e distribuição de entretenimento interativo on-line. O livro traz uma visão das bases para entender a indústria dos games, desde sua história até etapas de desenvolvimento, venda e distribuição dele.

O livro é recomendado para estudantes, profissionais do setor e o mercado geral de consumidores que tenham interesse pelo assunto.

Ele é muito bem organizado e é fácil achar o que se precisa. Está dividido em três partes:

  1. Preparação – Construindo os alicerces: nesse capítulo, ela fala um pouco da história dos jogos digitais, entendimento do jogador e seu interesse por um game, perfis psicológicos, mercado, conceito, documentação, além das diversas formas de mecanismos, plataformas e tipologias de jogos digitais;

  2. Enredos – A criação de um Conteúdo Convincente: nessa parte, a autora busca explicar os elementos essenciais do jogo como a história, personagens, jogabilidade, level design, interfaces e áudio. Ela dá uma profundidade muito boa, dedicando um capítulo para cada etapa;

  3. Equipe de Estratégia – Processo e Comunidade: nesta parte, já são abordados mais os aspectos administrativos de uma empresa de games como profissionais envolvidos, ferramentas, processo de produção e documentação, marketing e manutenção do jogo. Ao final, fecha questionando o futuro da área, dando algumas opiniões sobre as tendências que enxerga para o setor.

Como um livro para entender o desenvolvimento de games, é recomendadíssimo. Além de ser muito bem organizado, tem várias curiosidades de acordo com o tema do capítulo, fala bastante da teoria e prática na área, contextualiza os assuntos bem por meio de exemplos que você reconhece facilmente, ilustrações e outros recursos.

Mesmo para quem é da área, o livro atrai para a leitura por algumas dicas e o jeito mais descontraído que ele foi escrito. Fora que ela dá uma profundidade nos assuntos em cada capítulo que o faz entender bem a importância daquela etapa, assim como seus subprocessos apresentados com clareza.

Desenvolvimento de Games

Resumo

Nome: Desenvolvimento de Games

Autora: Jeannie Novak

Tamanho: 446 páginas

Ano: 2010

Editora: Cengage Learning

Análise final: Recomendadíssimo! Se você está estudando games ou pretende seguir carreira na área, é uma bom livro para te dar uma visão geral de tudo. Porque existem outros livros, mas a maioria são coleções e haja dinheiro para o seu bolso. Comece por esse e depois, com o interesse, vá comprando essas coleções. Aproveite e boa leitura!

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend