Referências de Livros Técnicos: Design de Games: Uma Abordagem Prática

Design de Games - Livro - Paul SchuytemaHoje começamos mais uma categoria para ajudar vocês que buscam boas referências de livros e pesquisas de games.

Vamos indicar nessa postagem o livro “Design de Games: Uma abordagem Prática”.

Saiba um pouco sobre ele aqui conosco.

 

 

Paul Schuytema - Em DesenhoDesign de Games é escrito por Paul Schuytema (ele em desenho ao lado) e traz uma visão sobre a área de Game Design (Projeto de Games).

O autor recomenda o livro para futuros game designers, para quem já atua no ramo e aos que desenvolvem jogos por hobby.

O livro é dividido em três grandes unidades:

  1. Introdução ao Design de Games e habilidades necessárias para quem quer seguir carreira na área;
  2. Conceitos mais abstratos do design de games como desafios, emoções, reação sensorial, estímulos e outros;
  3. Os átomos do Game Design e a engine 2d em linguagem de programação Lua, que ele aborda no livro.

Você terá no livro dicas de técnicas de criatividade, estrutura do documento de design, um pouco sobre a linguagem de programação Lua (base da engine dele), design de desafios, interfaces, inventários e powerups, level design, como montar puzzles, fluxos de game, roteiro e perspectivas de estudo depois do livro.

Como livro introdutório, acho uma ótima escolha. Para quem já é veterano também, pois sempre temos algo a aprender novo, principalmente com autores que trabalham na área. É uma outra visão sobre o game design.

Linguagem de Programação LuaPara mim, a parte mais interessante do livro é a segunda, mas também a terceira com os átomos.

A primeira, para quem já é game designer, agrega-se pouco. Agora, se é um iniciante nesse segmento, devore essa parte.

Já a terceira, na parte sobre a engine dele, não vale muito a pena. Afinal, use outras engines com mais robustez e faça seus games. Tem várias no mercado, como Game Maker, Unity etc. Mas caso não conheça a linguagem de programação Lua, pode ser essa a sua oportunidade de aprendê-la.

Design de Games - Livro - Paul Schuytema

Resumo

Nome: Design de Games – Uma abordagem Conceitual

Autor: Paul Schuytema

Tamanho: 447 páginas

Ano: 2008

Editora: Cengage Learning

Análise final: De maneira geral, recomendo o livro para que você possa aprofundar mais seus conhecimentos sobre a área, mas entender a complexidade também dela. Ele tem em sua maior parte conteúdo relevante para game designers.

Recomendado para uso em graduações e pós de Desenvolvimento de Jogos ou Game Design, além de disciplinas específicas de Projeto de Games. Profissionais que já atuam nesse ramo também podem aproveitar o conteúdo.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend