Referências de Livros Técnicos: Design para quem não é Designer

Você não sabe nada sobre programação visual? Design gráfico definitivamente é um tema que desconhece? Seus problemas acabaram! Design para quem não é Designer pode te ajudar.

Vamos analisar um pouco sobre o que se trata o livro.

Design para quem não é Designer

design_livroO livro é escrito por Robin Williams e tem como objetivo trazer noções básicas de planejamento visual aos leigos. Já passando por algumas revisões e ampliações, o livro explica os conceitos de uma forma acessível, visual e bem prática.

A obra é dividida em três grandes partes:

  • Princípios de design: etapa que apresenta os quatro princípios que o livro aborda: proximidade, alinhamento, repetição e contraste. Em cada seção, ele explica cada um deles com exemplos, tanto corretos quanto errados;
  • Criação através da tipologia: aborda a questão das fontes, estilos, serifas, decorações, técnicas para gerar contraste e outros temas;
  • Adicionais: foco mais em exercícios, dicas e referências sobre o que foi abordado.

Gosto muito da forma como esse livro apresenta o tema. Ele demonstra como nossa visão se comporta, o que damos mais atenção, a organização… e tudo de maneira bem prática e com exemplos. Fica muito fácil de entender o certo e errado de cada princípio. Está muito didático.

O foco dele está muito em papelaria, mas são princípios que podem ser feitos um elo para o digital e outras abordagens também.

 

design_para_quem_nao_e_designerResumo


Nome:
Design para quem não é Designer

Autor: Robin Williams

Tamanho: 194 páginas

Editora: Callis

Análise Final: recomendado para iniciantes na área de design gráfico, game designers e correlatos na área para entender melhor um básico da área. Existem muito mais assuntos nesse segmento, mas este livro é um ótimo introdutório por ser acessível de entender para qualquer profissional.




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend