Referências de Livros Técnicos: Nos Bastidores da Nintendo

Nos Bastidores da Nintendo - LivroVocê tem interesse em saber um pouco sobre gestão e negócios na área de games?

Nos Bastidores da Nintendo há um pouco da história dessa empresa, apresentando as estratégias de negócios utilizadas, dificuldades, concorrência e outros detalhes.

Essa é a nossa dica sobre livros técnicos de jogos digitais para vocês.

“Nos Bastidores da Nintendo – O jeito Wii de reinventar negócios e transformar clientes em fãs” foi escrito por Jeff Ryan, resenhista e editor de jogos. O nome do livro já nos indica um enfoque na Nintendo, contando a história da empresa até a geração Nintendo Wii. O livro dá muitos detalhes sobre as estratégias de marketing, adversidades, tecnologias adotadas e outros setores do negócio de uma empresa de jogos digitais.

Nintendo WiiO livro é dividido em cinco partes:

  • Fliperama em Chamas: comenta mais os primórdios do videogame, geração Atari e a crise, Nintendo começando com o arcade;

  • Super 8: o mais enfoque no NES, o grande sucesso que fez, third parties e o surgimento da Sega como concorrente forte, além do Gameboy;

  • Debutando: mais direcionado ao SNES, comenta algumas tecnologias da Nintendo que não deram certo com o Virtual Boy, o projeto de jogos em CD da Nintendo com a Sony e início do N64;

  • O terceiro prêmio é: você está demitido: nessa parte, serão apresentados o N64, algumas aventuras de periféricos que também não deram certo, Geração Gamecube, Gameboy Advance;

  • Wii are the champions: geração Wii, inovação com os movimentos e ganho de mercado, saindo da crise apresentada no capítulo anterior.

O livro é interessante por alguns motivos como: comenta a história de outras empresas que influenciaram no mercado da Nintendo, tem uma leitura prazerosa e dá muitos detalhes interessantes sobre os negócios no passado e atualmente. Claro que “vai puxar muita sardinha” para a Nintendo, mas vale a pena mesmo assim.

 


Nos Bastidores da Nintendo - LivroResumo

Nome: Nos Bastidores da Nintendo

Autor: Jeff Ryan

Tamanho: 258 páginas

Ano: 2012

Editora: Saraiva

Análise Final: Recomendo a game designers e outros aspirantes a desenvolvedores de jogos, mas também a gestores de negócios desse segmento. Tem uma história muito bacana e a empresa é destaque no segmento. Vale a pena conhecê-la melhor e o nosso amigo personagem bigodudo Mario.

 

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend