Referências de Livros Técnicos: Physics for Game Developers

Nestas últimas semanas, eu iniciei a série de tutorias de Matemática para Jogos. Essa série tem uma inspiração no livro que apresentarei hoje: Physics for Game Developers.

Physics for Game Developers, como o próprio nome diz, é um livro que aborda a física e como ela pode ser implementada nos jogos.

Então vamos conhecer melhor este livro, que me ajudou bastante no meu TCC!

Este livro é dividido em diversos temas que o programador pode encontrar quando está programando a física de um jogo. Ele começa fazendo uma revisão da física básica, com os conceitos fundamentais que aprendemos no ensino médio e no começo do ensino superior. Então, ele foca na física básica: Cinemática, Forças, Cinética e colisão.

Em seguida, ele aborda as situações específicas: como é a física de um projétil como uma bala? E de um navio? E de um avião? Ele explica com detalhes a física de cada uma delas, além da física de um carro e de um hovercraft.

Por último, ele coloca o foco na questão computacional. Ele ensina a criar um simulador e explica como aplicar os conceitos e como realizar os cálculos.

O livro aborda o tema com bastante termo técnico, mas os explica muito bem, juntamente com bastantes ilustrações explicativas. E claro, como todo bom livro para programador, existe bastante códigos de exemplos, tudo na linguagem C++.

Resumo

Nome:  Physics for Game Developers

Autor: David M. Bourg

Tamanho: 344 páginas

Idioma: Inglês

Editora: O’Reilly

Análise Final: Recomendado a todos os programadores que querem entender como funciona uma engine física, e principalmente para aqueles que tem coragem de fazer um jogo com uma física boa sem ter que apelar para engines físicas prontas.

 

Thalisson Christiano de Almeida

Thalisson Christiano de Almeida

Formado em Ciência da Computação (UDESC). Foi Programador da Céu Games e professor do Técnico em Informática do SENAI-SC. Atualmente, trabalha na empresa By Seven. Já foi jogador de xadrez e praticou kung-fu, ambos por 4 anos. Hoje é praticante do Jiu-jitsu, esperando que não fique nos 4 anos. Não tem preferência de tipos de jogos em especifico, variando desde jogos casuais de Facebook até jogos mais hardcore.

Send this to a friend