Referências de Livros Técnicos: A Realidade em Jogo

A Realidade em Jogo é um livro que traz uma outra visão sobre o uso de jogos no cotidiano.

Por meio de um texto fácil de ler e cheio de casos, exemplos e conteúdo, Jane McGonigal traz de maneira prática e simples como os problemas reais podem ser resolvidos pelos jogos.

A Realidade em Jogo

reality_brokenO livro é uma tradução do livro “Reality is Broken”, sendo de autoria de Jane McGonigal. Ela é uma game designer renomada, principalmente em jogos baseados na psicologia da felicidade, princípio base desse livro dela.

Na abordagem de “A Realidade em Jogo”, Jane primeiramente questiona a realidade. Afinal, os jogos fazem parte do cotidiano das pessoas fortemente, eles são muito engajadas neles, porém essas boas práticas não são aplicadas no mundo real. O mundo dos jogos é muito mais interessante que o real. Com essa problemática, ela demonstra como podemos tornar o mundo real mais interessante. E mais: como utilizar esses potenciais que os jogos desenvolveram nas pessoas para melhorá-lo.

A obra se divide em três partes. A primeira trata sobre “Por que os jogos nos deixam mais felizes”. Ela traz os conceitos de jogos, discute a psicologia da felicidade, os desafios desnecessários que tornam os jogos interessantes, como tornar o trabalho mais gratificante, a importância do fracasso para melhores chances de sucesso até as questões sociais e outros benefícios. Nesse primeiro capítulo ela quer te sensibilizar dos princípios que os jogos já trabalham nos indivíduos e o quão importantes eles são para a nossa felicidade, comparado aos desafios da vida real.

screen-shot-janeJá na segunda parte, ela já traz a realidade alternativa e outros jogos como de prognóstico e hacks da felicidade. Apresenta vantagens e vários estudos de casos que provocaram mudanças na vida real das pessoas com esses tipos de jogos. Por último, ela termina com o grande desafio do livro “Como os grandes jogos podem mudar o mundo” com os jogos de multidões e colaborativos.

Além de ser super divertido e fácil de ler, cada capítulo vai trazendo correções da realidade. São como princípios para trabalharmos essa mudança proposta por ela. Também gosto bastante dos exemplos trazidos, pois são práticos, já foram aplicados e trazem visões diferentes sobre ambientes que nunca pensaríamos que podíamos tornar mais divertido. Por exemplo, já pensou uma faxina ser interessante de fazer em casa? Ou aquele voo de avião não ser tão tedioso? São alguns dos casos que ela traz.

Jane McGonigal tem uma abordagem muito acessível até para quem não é da área de jogos. Confira as palestras dela no TED que você terá noção do tema do livro. Uma prévia.

arealidadeemjogoResumo

Nome: A Realidade em Jogo – Por que os jogos nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo

Autor: Jane McGonigal

Tamanho: 380 páginas

Editora: BestSeller

Análise Final: recomendado para todos que estudam a área de jogos digitais, mas principalmente game designers. A Realidade em Jogo ajudará a ampliar o mundo de possibilidades de se atuar com jogos no mundo cotidiano. Também para outros que desejam conhecer o potencial dos jogos para resolver problemas reais.




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend