Referências de Livros Técnicos: The Animator’s Survival Kit

Qual é a primeira coisa que encanta os futuros jogadores do seu jogo? Qual é o tema que divide opiniões sobre qual videogame é melhor? Qual é um dos maiores desafios para um programador indie que está fazendo o seu primeiro jogo?

A resposta para todas estas perguntas é: Gráficos.

Como alguém que está começando o desenvolvimento de games pode fazer com que o seu game possua um apelo visual do mesmo nível de alguém que já está no mercado? E sem usar ferramentas de captura de movimentos ou coisas do tipo?

Conheça o kit de sobrevivência do animador, ou “The Animator’s Survival Kit” em inglês.

Deixando a programação e ferramentas um pouco de lado, esse livro mostra como um animador deve pensar na hora de animar seus personagens. Ele mostra questões como quanto a personalidade do personagem influencia no modo como ele anda, ou como fazer parecer que o personagem está fazendo força na hora de empurrar alguma coisa, entre outras coisas.

O livro é muito bem ilustrado, o que era de se esperar, e possui uma linguagem divertida, com vários exemplos e técnicas. O autor do livro é nada mais nada menos que o diretor de animação do filme “Uma cilada para Roger Rabbit”

Além de mostrar como fazer as animações, o livro relata também como não fazer. Como assim? Ele cita posições que devem ser evitadas, pois, além de difíceis de desenhar, não possuem apelo visual.

Infelizmente, o livro só possui a versão em inglês, mas, devido às excelentes imagens, ele é fácil de entender mesmo só olhando as figuras. Ele pode ser encontrado em algumas livrarias brasileiras online e pode ser importado pela Amazon.

Recomendo aos designers e desenvolvedores, principalmente aqueles que estão começando no desenvolvimento de games.

 


Resumo

Nome: The Animator’s Survival Kit

Autor: Richard Williams

Tamanho: 342 páginas

Idioma: Inglês

Editora: Faber and Faber UK

Análise Final: Recomendado a todos os profissionais ligados às áreas de Design e Games, inclusive desenvolvedores, pois o livro foca em princípios e técnicas que podem ser aplicadas em desenhos ou usando programação.

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend