Referências de Livros Técnicos: Theory of Fun for Game Design

O que você mais quer em um jogo? Gráficos? Músicas? História? Bem, provavelmente você quer tudo isso, mas o que realmente faz um jogo ser bom é o quanto ele é divertido para você! Um jogo divertido pode ter gráficos ruins, não ter sons ou história, mas ele continuará sendo um ótimo game.

Então, como saber se estou desenvolvendo um jogo divertido? O que é um jogo divertido? O que é diversão? Quem sou eu?

Muitas perguntas podem ser respondidas com esse livro: A teoria da diversão para projetos de games, ou “Theory of Fun for Game Design” em inglês.

 

“Theory of Fun for Game Design” foi escrito por Raph Koster baseado em uma apresentação que ele fez na Austin Game Conference em 2003. Essa apresentação você confere nesse link: http://www.theoryoffun.com/theoryoffun.pdf

Koster descreve como um bom jogo aquele que te ensina tudo o que o jogo oferece antes que você pare de jogá-lo.

O livro é bem ilustrado e possui como característica ter uma página de texto e a outra com ilustrações bem humoradas. Você pode dar uma espiada no livro aqui: http://www.amazon.com/Theory-Game-Design-Raph-Koster/dp/1449363210

O livro tem 2 edições, sendo que a segunda edição foi lançada 10 anos depois da primeira e possui uma seção extra falando das mudanças que ocorreram nesses 10 anos.

Infelizmente o Theory of Fun só possui a versão em inglês, mas tem uma ótima linguagem que o torna fácil de entender. Ele pode ser encontrado online em algumas livrarias brasileiras, ou ser importado por sites estrangeiros.

Recomendo a todos que estão desenvolvendo games. Principalmente aos Game Designers!

 

Resumo

Nome: Theory of Fun 2nd Edition

Autor: Raph Koster

Tamanho: 300 páginas

Idioma: Inglês

Editora: O’Reilly Media

Análise Final: Ótimo livro, te faz pensar sobre a arte de fazer um jogo divertido. Ótima leitura para todos os envolvidos no desenvolvimento de um jogo principalmente os game designers.

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend