Referências de Livros Técnicos: What videogames have to teach us about learning and literacy

Se você quer saber mais sobre jogos educativos, esse livro é uma das bases principais sobre a área.

Em “What videogames have to teach us about learning and literacy”, James Paul Gee apresenta como é possível aprender com os jogos digitais.

Vamos dar uma explorada nesse livro.

 

O livro “What videogames have to teach us about learning and literacy” foi escrito por James Paul Gee.

Inicialmente ele traz uma reflexão sobre as necessidades dos alunos perante o pensar, leitura, interação social e as mudanças rápidas do novo mundo. A escola não está preparada para atender a essa demanda.

Nesse contexto, os jogos requerem o aprender e pensar, pois eles têm princípios de aprendizado em sua construção.

E é sobre esses 36 Princípios de Aprendizado que o livro vai focar. Cada um deles é bem discutido, apresentando exemplos para melhor compreensão. No final, você conta com um resumo de cada um deles para uma consulta rápida.

Também o livro tem uma linguagem acessível e bem descontraída, nem comparada a livros acadêmicos que são muito sisudos. Mas somente em inglês a obra está. Então se prepare para treinar o idioma.

 

Resumo

Nome: What videogames have to teach us about learning and literacy

Autor: James Paul Gee

Tamanho: 232 páginas

Ano: 2003 (Tem versão 2007)

Editora: Palgrave Macmillan

Análise Final: Para quem deseja atuar com jogos didáticos, não diria nem que é uma leitura opcional, mas sim obrigatória. Muitos dos princípios vem de encontro com outros autores que focam nesse tipo de jogo. É uma boa análise dos games com esse enfoque.




Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Udesc), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (Senac), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend