Técnicas de Balanceamento de Jogos no Game Design

Balanceamento do jogo é dar o equilíbrio necessário para que o jogo seja justo e divertido para todos. Logo, trago algumas técnicas de balanceamento utilizadas no game design. Elas não são absolutas, mas podem te ajudar a melhorar a sua experiência de jogo já no seu planejamento.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=hLzqN9J40yE

CONSIDERAÇÕES E ERRATA DO VÍDEO: quando falo de estratégia dominante, cito como um problema para alguns jogos quando ela vira uma trapaça, independente do que o jogador faça. Afinal, em alguns o desafio é exatamente achar a estratégia dominante, como os puzzles, por exemplo. Errata: no cálculo das probabilidades com a recomendação do jogo Overwatch de 2 de cada classe, na verdade dá 33.075 combinações, representando 8,78% daquele percentual sem a recomendação do jogo. Ainda se mantém baixo, mas corrigindo o cálculo. Cálculo: Combinação de 7 agrupados 2 * Combinação 15 agrupados 2 * Combinação de 6 agrupados 2 = 33.075.

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend