Tutorial: 12 Princípios da Animação – Comprimir e Esticar

Vamos conhecer quais são os 12 princípios básicos da animação. Começando pelo primeiro princípio: Comprimir e Esticar.

Vamos lá!

Nesta série de tutoriais vamos aprender sobre os princípios básicos da animação.

Antes de começar, aconselho dar uma olhada nesse vídeos que meu amigo Fabiano gravou sobre esses princípios: Parte 1 e Parte 2.

Agora vamos ver mais a fundo cada princípio e como utilizá-los no dia a dia.

Comprimir e Esticar

O primeiro princípio que destacamos é o de Compimir e Esticar, ou Squash and Stretch em inglês.

Este princípio consiste em deformar um objeto, fazendo-o comprimir e esticar dependendo da situação. Essa deformação nos dá uma ideia do material pelo qual o objeto é feito.

Veja a diferença da bola quicando no exemplo abaixo:

Na primeira imagem a bola parece ser uma bola de boliche, pois ela não se deforma em nenhum quadro. A segunda imagem já faz ela parecer uma bola de borracha e possui um movimento mais natural.

Analisando a bola de borracha mais a fundo, verifica-se que esticamos quando queremos mostrar que ela está ganhando velocidade, e comprimimos quando ela interrompe o movimento (bate no chão).

 

Outro ponto importante é que devemos sempre manter o volume do objeto. Se esticamos, temos que torná-lo mais fino. Se comprimimos, temos que torná-lo mais largo.

ERRADO: A imagem da direita parece ser muito maior que a da esquerda

 

CORRETO: A imagem da esquerda parece ser a imagem da direita esticada.

 

É isso aí, pessoal! Como última referência a essa técnica, indico este tutorial a seguir que demonstra bem o uso da técnica Comprimir e Esticar: https://www.youtube.com/watch?v=oN-ZFSRVq84

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *