Tutorial: Aplicação de Texturas/Materiais no Blender: Tipo Cromado

Aí, pessoal, tudo bem?

Hoje teremos nosso último tutorial de texturas com Blender, que falará sobre como criar a textura cromada em seus objetos. O processo de configurações será semelhante ao tutorial anterior de Tecido.

Então, vamos lá!

Materiais no Blender do tipo Tecido/Papel

De início, vamos abrir nossa ferramenta! o Blender! 😀
Assim que ele abrir, selecione todos os objetos padrões que vem com a cena com a tecla “A” e depois aperte “X” para deletá-los.

Captura de Tela 2015-11-22 às 13.30.25

 

Agora com a cena toda limpa, poderemos adicionar um novo objeto como base para aplicar a nossa textura cromada. Cabe ressaltar que, aos mais experientes, pode-se usar algum objeto já feito. Para adicionar o novo objeto, vamos criar um novo, já pré-disponibilizado no Blender conforme vimos no tutorial de introdução ao BlenderDepois, clique na pequena aba “create”, no lado superior esquerdo da tela, e selecione o “UV Sphere”. Pronto: uma esfera foi adicionado na cena! 😀

Captura de Tela 2015-11-22 às 13.47.10

 

Adicionem um novo material, clicando no menu de ferramentas no lado direito da tela, como é mostrado na imagem seguinte. Vejam:

Captura de Tela 2015-11-22 às 13.50.15

 

Mude o renderizador do Blender para o “Cycles” e adicione novamente o material. Assim que tiver feito essas configurações, selecione o tipo de superfície (surface) como Glossy. Perceba que a esfera ficou mais iluminada, nada muito perceptível ainda, mas que será essencial para o resultado final que queremos.

Captura de Tela 2015-11-22 às 14.02.37

 

Agora, adicione uma lâmpada do tipo Sol (Sun) e passe para o modo renderizador. Só não se esqueça de configurar a superfície da lâmpada para “Emission”, na barra lateral direita. Isso serve para que possamos obter o reflexo na esfera, e assim conseguir ver o efeito que está implementado. Caso contrário, teríamos o efeito mas não daria para ver, o que não adianta muito, não é mesmo?

Captura de Tela 2015-11-22 às 14.08.53

 

Por fim, a parte mais legal! Entre no modo de visualização de “Nodes”, e conecte o BSDF com Surface, Volume e Displacement :D. Veja como fica o resultado final:

Captura de Tela 2015-11-22 às 14.32.28

 

Pessoal, vale lembrar também que é possível usar textura .png ou .jpg, trazendo mais realismo ainda! Dessa forma, suas texturas ficarão com efeitos ainda mais elaborados com essas imagens.

Abraços e continuem acompanhando os tutoriais de Blender 3D! Até a próxima!

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend