Tutorial: Aplicação de Texturas no Blender: Materiais do tipo Metal

Olá, pessoal! Tudo certo?

No tutorial de hoje aprenderemos como colocar uma textura de Metal no objeto. Porém não tem esse tipo de material pré definido como vimos no tutorial de Textura de Vidro.

Então vamos lá!

Texturas no Blender do tipo Metal

Abra o Blender com um objeto de sua preferência. Continuarei usando um potinho que havia modelado.

O renderizador usado será o Blender Render (em zoom acima).

Adicione um novo material vazio e, caso haja algum existente, delete-o (em zoom na lateral direita).

Deixe as configurações do material novo criado exatamente como está na captura de tela seguinte 

Observe que o nosso objeto que está selecionado.

Após ter selado todas as configurações como mostrado anteriormente, vamos adicionar uma textura, clicando neste ícone que se assemelha a um tecido xadrez vermelho. O processo é como acabamos de fazer para adicionar um material.

Captura de Tela 2015-11-08 às 17.43.42

Atribua o tipo “clouds” para a textura nova criada.

Captura de Tela 2015-11-08 às 17.44.09

Atribua os parâmetros da imagem seguinte nas opções apresentadas do material “clouds”.

Captura de Tela 2015-11-08 às 17.46.02

Adicionando agora um modificador ao nosso objeto e escolhendo a opção de renderização para pré-visualizar, podemos ver o resultado e finalizar nosso objeto.

Captura de Tela 2015-11-08 às 17.57.44

Novamente eu alerto a todos vocês para nunca exagerar nas configurações, respeitando os limites de sua máquina, pois vai exigir muito processamento!

Por hoje é isso, pessoal. Tentei mudar um pouco a maneira de expor os tutoriais do Blender, para ficar o mais direto e intuitivo possível. Afinal, vocês podem notar a quantidade de informação em apenas uma tela que devemos atribuir.

Abraços e até o próximo tutorial de Texturas com Blender! 😉

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

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