Tutorial: Aplicação de Texturas/Materiais no Blender: Tipo Tecido/Papel

Olá, pessoal! Tudo certo?

No tutorial de hoje aprenderemos a criar materiais do tipo tecido.

Vale ressaltar que esses são materiais com características peculiares no Blender. Diferente dos nossos últimos tutoriais de Textura de Metal e Vidro, eles são representados também por sua animação, não somente pela textura.

Como tecido, veremos  realmente ele se “comportar” como tal e não apenas no aspecto visual.

Então… Vamos lá!

Materiais no Blender do tipo Tecido/Papel

Agora, abra o Blender  e delete tudo que estiver em cena.

Captura de Tela 2015-11-17 às 14.50.36

 

Logo depois, vamos adicionar uma esfera e um plano na parte superior da esfera, da maneira que a imagem mostra. Isso fará com que o plano (que é o nosso tecido/papel) tenha onde colidir.

Captura de Tela 2015-11-17 às 14.52.07

 

Adicione o atributo de física chamado Cloth ao plano, na aba de ferramentas de física.

Captura de Tela 2015-11-17 às 14.53.55

 

Faça a subdivisão desse objeto 4 vezes. Para abrir esse menu, basta apertar a tecla “W”.

Captura de Tela 2015-11-17 às 14.56.45

 

Na esfera, acrescente o Colisor e aperte o botão de Play na parte inferior da tela.

Captura de Tela 2015-11-17 às 15.20.36

 

Veja o resultado.

Captura de Tela 2015-11-17 às 15.23.14

 

Por hoje é isso, pessoal.

Abraços e até o próximo tutorial de Texturas/Materiais no Blender! 😉

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

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