Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 5: Integrando o Cocos2d-x no ambiente

Até o momento, nosso ambiente já compila e executa projetos Android com módulos escritos em linguagem nativa.

Já podemos pensar no desenvolvimento de jogos utilizando a biblioteca Cocos2d-x.

Mas antes, precisamos configurar essa biblioteca.

Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4 – Parte 5 – Parte 6

No último tutorial, nós instalamos as ferramentas do Android NDK, que possibilita a compilação de projetos Android com módulos escritos em linguagem C ou C++. Logo após, com o intuito de teste, nós baixamos um projeto exemplo do repositório do Google, compilamos e o executamos no aparelho. Por último, nós concluímos que a compilação foi realizada com sucesso pelo fato das sub-rotinas escritas em C terem sido devidamente executadas.

Veremos no tutorial de hoje como configurar a biblioteca Cocos2d-x para que possamos criar e compilar projetos Android que utilizam tal biblioteca. Os projetos Cocos2d-x possuem um conjunto de arquivos descritores de compilação e de construção. Esses arquivos são criados ou lidos por ferramentas específicas, como o CMake e o Apache Ant.

Vamos começar o tutorial de hoje com a instalação dessas ferramentas.

 

Instalando o CMake

CMake-logoAntes de instalarmos o primeiro software, vamos saber para que ele serve. O CMake é uma ferramenta usada para controlar o processo de compilação. Ela gera arquivos descritores de compilação para um determinado ambiente. Nesse caso, o CMake é utilizado pelas ferramentas do Cocos2d-x para gerar os arquivos descritores de compilação da biblioteca Cocos2d-x e do jogo em si.

Como o CMake é uma ferramenta amplamente utilizada pela comunidade, você pode instalá-la diretamente pelo terminal. Abra o terminal e logue como administrador. Se você não lembra como fazer isso, digite “su -” e aperte “Enter”. Logo em seguida, forneça a senha do computador e aperte “Enter”. Logado como administrador, digite “apt-get install cmake” e aperte “Enter”. O computador instalará o software baixando os arquivos da Internet. Ah… eu me esqueci … você precisará que o seu computador esteja conectado a Internet para fazer o tutorial de hoje.

Figura 1 - Testando o cmake
Figura 1 – Testando o CMake

Após a instalação, digite no terminal “cmake -version” e aperte “Enter” para testar se o software foi instalado com sucesso. Deverá aparecer algo como o que é mostrado na Figura 1.

Vamos para a instalação do Apache Ant.

 

Instalando o Apache Ant

Explicando de forma simples, o Apache Ant é um software que executa uma sequência de tarefas descritas em arquivos de construção. Quando um projeto utiliza uma biblioteca, existe uma dependência. O Apache Ant realiza um conjunto de passos de forma que todas as bibliotecas de um projeto, já compiladas anteriormente, sejam inclusas corretamente na construção mantendo todas as dependências. As ferramentas do Cocos2d-x geram arquivos de construção que ligam os arquivos compilados de todas as bibliotecas envolvidas no projeto.

Para começar a instalação do Apache Ant, abra o terminal e logue como administrador. Digite “apt-get install ant” e aperte “Enter”. Espere o processo de instalação do Apache Ant. Para saber se essa ferramenta foi instalada com sucesso, digite “ant -version” e aperte “Enter”. Deverá aparecer algo como o que é mostrado na Figura 2.

Figura 2 - Testando o Apache Ant
Figura 2 – Testando o Apache Ant

Com essas ferramentas instaladas, podemos baixar e configurar o Cocos2d-x.

 

Baixando e configurando o Cocos2d-x

LogoCocosPara quem ainda não sabe, o Cocos2d-x é um conjunto de ferramentas de código aberto amplamente utilizadas do desenvolvimento de jogos eletrônicos. Esse conjunto possui uma biblioteca escrita em linguagem C++ que pode ser utilizada no desenvolvimento de jogos para várias plataformas diferentes, dentre elas o Android. Além da própria biblioteca, o Cocos2d-x também possui ferramentas para criação e compilação de projetos. Como criaremos e compilaremos vários projetos Cocos2d-x, então precisamos configurá-las corretamente. A única configuração necessária é a criação de um conjunto de variáveis de ambiente que as ferramentas de criação e compilação utilizam.

Acesse o site do Cocos2d-x e baixe a sua última versão. Descompacte o arquivo baixado no lugar de sua preferência. Agora criaremos as variáveis de ambiente para que possamos utilizar as ferramentas de criação e compilação. Por sorte, existe um script escrito em Python que cria todas as variáveis de ambiente necessárias ao Cocos2d-x. Para executá-lo, abra o terminal e acesse a pasta do Cocos2d-x. Execute o script digitando “python setup.py” e apertando “Enter”. Serão realizadas uma série de perguntas requisitando os caminhos para as principais ferramentas utilizadas pelo Cocos2d-x. Digite a localização das que forem requisitadas. É importante que todas as pastas sejam informadas corretamente. Mas, caso ocorrer algum erro, basta reexecutar o script “setup.py”. Ao final, deve aparecer algo como o que é mostrado na Figura 3.

Figura 3 - Criando variáveis de ambiente
Figura 3 – Criando variáveis de ambiente

Para que a criação das variáveis de ambiente tomem efeito mesmo após desligar o computador, digite no terminal “source /home/***/.bashrc”, como é mostrado na Figura 3. Lembre-se de trocar os “***” pelo caminho requisitado a você no terminal. Se você digitou corretamente todos os caminhos para todas as ferramentas requisitadas, então o Cocos2d-x já está configurado. Para testá-lo, digite no terminal “cocos -v”. Se tudo deu certo, então será mostrado na tela algo parecido com a Figura 4.

Figura 4 - Testando o Cocos2d-x
Figura 4 – Testando o Cocos2d-x

 

Vimos nesse tutorial como configurar o Cocos2d-x para criar e compilar projetos. Vimos a necessidade de instalação de duas ferramentas: o CMake e o Apache Ant. Após as instalações, nós criamos as variáveis de ambiente necessárias para o correto funcionamento das ferramentas do Cocos2d-x.

No próximo tutorial nós utilizaremos a ferramenta de criação do Cocos2d-x para criar um projeto, compilaremos com a ferramenta de compilação e o executaremos no aparelho.

Um grande abraço. []

Santiago Viertel

Formado em Bacharelado em Ciência da Computação (UDESC), mestre e doutorando em Análise de Algoritmos (UFPR). Foi programador da Céu Games por 8 anos. Possui a preferência por jogos de estratégia e de tiro em primeira pessoa. Jogando bastante DotA 2, Left 4 Dead 2 e Age of Empires II HD.