Estamos prestes a finalizar literalmente o propósito desse conjunto de tutoriais.
Dessa vez nós faremos um último e decisivo teste no ambiente de desenvolvimento.
Vamos executar nosso primeiro aplicativo que utiliza a biblioteca Cocos2d-x.
Parte 1 – Parte 2 – Parte 3 – Parte 4 – Parte 5 – Parte 6
No último tutorial, nós integramos as ferramentas do Cocos2d-x com o nosso ambiente de desenvolvimento. Nós o deixamos pronto para criar e compilar projetos Android que utiliza a biblioteca Cocos2d-x.
Agora que, finalmente, terminamos a configuração do ambiente de desenvolvimento, nós podemos pensar em programar jogos com Cocos2d-x. Nesse tutorial, nós criaremos, compilaremos e executaremos o projeto padrão Cocos2d-x.
Criando um projeto
Para criar um projeto Cocos2d-x, abra o terminal e acesse a pasta onde você deseja que fique a pasta do projeto prestes a ser criado. Digite no terminal “cocos new HelloWorld -p com.Santy.HelloWorld -l cpp” e aperte “Enter”. A ferramenta de criação de projetos do Cocos2d-x, devidamente configurada no último tutorial, executará uma sequência de passos que criarão um novo projeto Cocos2d-x. Após a finalização desses passos, mostrada na Figura 1, o projeto foi devidamente criado.

Para os curiosos de plantão, no comando que digitamos, nós criamos um projeto Cocos2d-x nomeado “HelloWorld”, com nome de pacote “com.Santy.HelloWorld” e que utiliza a biblioteca do Cocos2d-x escrita em linguagem C++, respectivamente. Note que foi criada uma pasta com os arquivos do projeto, conforme mostrado na Figura 2.

Agora vamos compilar o código e executar o aplicativo padrão.
Compilando e executando um projeto
Para executar o programa padrão, não é necessário nenhuma mudança no código. Basta compilar e executar o jogo para testar se tudo ocorreu “nos conformes”.
Para iniciarmos a compilação do projeto recém-criado, acesse a sua pasta no terminal. Note que existe uma série de pastas diferentes, cada uma referente a um tipo de compilação do jogo. Tem a pasta referente à compilação do jogo para a plataforma Windows, para Android, para iOS e por aí vai. Tem duas em especial que nos interessa bastante: a “proj.android” e a “proj.android-studio”. A primeira armazena os arquivos de compilação para a plataforma Android e a segunda tem a mesma função, com exceção de que o projeto pode ser aberto no Android Studio. Como o nosso objetivo é trabalhar também com o Android Studio, vamos compilar o código de forma que possamos executar o jogo pelo Android Studio.

Vamos compilar o jogo para a plataforma Android com a possibilidade de abrir o projeto no Android Studio. Com o terminal aberto e com acesso à pasta do projeto criado, digite “cocos compile -p android –android-studio” e aperte “Enter”, como mostrado na Figura 3. Toda a biblioteca do Cocos2d-x começará a ser compilada, além do próprio código do jogo, claro. Talvez, nesse momento, haja um problema de compilação causado pela falta de alguma API. Para solucionar, baixe a API especificada na mensagem mostrada no terminal e volte a tentar a compilação. Eu, por exemplo, precisei baixar a API “SDK Android 5.1” para funcionar. Por isso eu sou a favor de baixar todas de uma vez … quando precisar, tem. Quando compilar sem problemas, o terminal apresentará um conjunto de informações como o apresentado na Figura 4.

Quando isso acontecer, fiel leitor, você já pode dar pulos porque falta muito pouco para você ver o jogo executando no seu celular ou no emulador. Para ser franco, falta apenas abrir o projeto no Android Studio e executar o jogo por lá. Para você abrir o projeto já compilado no Android Studio, obviamente, abra o programa e feche o projeto aberto atualmente. Na tela inicial do Android Studio, selecione a opção “Import project (Eclipse ADT, Gradle, etc.)”, como mostrado na Figura 5.

Na janela que abrir, selecione o arquivo “build.gradle”, dentro da pasta “proj.android-studio”, assim como é mostrado na Figura 6. O Android Studio abrirá o projeto normalmente, como se fosse um projeto criado na própria ferramenta. Espere ele importar todo o projeto e execute o aplicativo no Android Studio como sempre fizemos. O jogo será executado e será mostrada a tela padrão do Cocos2d-x, ilustrada na Figura 7.


Pronto, você executou a sua primeira aplicação que utiliza a biblioteca Cocos2d-x. Também é possível executar o jogo sem precisar abrir o Android Studio para isso. No terminal, se você digitar “cocos run -p android –android-studio” na pasta do jogo, ele será executado diretamente, sem que o Android Studio precise estar aberto. A Figura 8 ilustra o comando especificado. Legal, não. =]

A partir de agora você pode começar a desenvolver jogos para Android utilizando a biblioteca Cocos2d-x.
Nesse tutorial, nós terminamos de configurar o ambiente de desenvolvimento de jogos para a plataforma Android com uso da biblioteca Cocos2d-x. Para testar efetivamente o nosso ambiente de desenvolvimento, nós criamos um projeto Cocos2d-x, o compilamos e o executamos no aparelho.
Nós acabamos de finalizar mais uma sequência de tutoriais. Na próxima publicação, eu escreverei sobre como programar simulações físicas nessa nova versão do Cocos2d-x.
Um grande abraço e até mais. []
One thought on “Tutorial: Configurando o ambiente de desenvolvimento no Debian – Parte 6: Criando um projeto Cocos2d-x”