Tutorial: Criação de Personagens – Parte 2 – Esboço

Neste tutorial vamos aprender como começar seu esboço e evoluir um pouco mais com os nossos personagens.

Vamos lá!

No tutorial anterior, definimos o plano de fundo dos nossos personagens. Temos um mundo e uma breve história para cada um deles. Agora vamos nos aprofundar mais e começar os primeiros esboços dos personagens.

Esboço

A primeira coisa que uma pessoa vê no personagem é a sua silhueta e isso define a primeira impressão sobre o personagem. Olhe abaixo diferentes silhuetas de personagens famosos e veja o tanto de informação que elas nos passam.

shape-hotel

Note que apenas com a silhueta conseguimos identificar os personagens e podemos imaginar as suas personalidades.

A segunda dica é fazer os esboços do personagem em movimento ou em alguma pose que reflita a sua personalidade. Isso nos ajuda a conhecer-lo melhor. Quanto mais poses melhor. E não hesite em usar imagens ou pessoas de referência! Peça para um amigo servir de modelo, ou olhe em imagens na internet.

E para terminar, temos que levar em consideração os arquétipos! O que é isso? Arquétipos são classificações em que podemos enquadrar os personagens. Neste tutorial estamos usando três arquétipos: Herói, Vilão e Mentor. Estes são os mais usados, mas existem muitos outros de que não vamos tratar aqui. Caso queira saber mais, temos uma postagem sobre isso aqui no Fábrica.

No que os arquétipos influenciam no personagem? Existem algumas características que são comuns para cada tipo. No caso do herói, uma característica é a simetria. Vilões geralmente são assimétricos e possuem partes pontudas, que fazem nos lembrar de dor e sofrimento. Você pode usar os arquétipos para fazer grandes reviravoltas na história, como um herói que na verdade é o vilão. Outra coisa legal sobre os arquétipos é que eles são extremamente culturais. Então, se o seu público alvo é para uma cultura específica, use os arquétipos conforme aquela cultura.

Tendo isso tudo em mente, vamos colocar a mão na massa! Recomendo a utilização de um lápis macio agora, como um 2B ou 6B. De preferência não aponte eles, pois não queremos trabalhar com muitos detalhes nesta hora.

Herói

Vamos começar o esboço do herói! Na breve descrição dela, nós sabemos que ela é uma menina que tem menos de 20 anos, que aparenta ser normal mas que tem algumas características animais. Pra nos ajudar a desenvolver melhor o personagem, vou escolher qual animal usar como referência. No meu caso, escolhi um guaxinim pois em inglês eles são conhecidos como Trash Panda, que em português seria Panda do Lixo. Essa referência me abre algumas possibilidades de usar um panda como referência para o vilão.

OHRrx88

Meus esboços ficaram assim:

esboco-heroi

Notem que eu quis dar um ar de uma pessoa entusiasmada e confidente, porém um pouco atrapalhada. Outro detalhe é que usei o guaxinim como referência para o formato do corpo.

 

É isso aí, pessoal! No próximo tutorial vamos explorar o vilão e o mentor e vamos saber um pouco mais sobre anatomia!

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend