Neste tutorial vamos estudar a anatomia do personagem. Vamos lá!
No tutorial anterior trabalhamos os esboços do vilão e do mentor. Agora vamos nos aprofundar na nossa heroína e estudar um pouco de anatomia.
Anatomia
Para entender melhor o corpo do seu personagem é preciso fazer um estudo sobre sua anatomia. Este estudo possui os seguintes objetivos:
- Entender as proporções do personagem;
- Entender os movimentos dele baseando-se na posição das juntas.
Esqueleto
Desenhar o esqueleto primeiro nos ajuda a ter uma noção da estrutura do personagem e evita que deixemos um braço maior que o outro ou que o corpo fique desproporcional, por exemplo.
O primeiro passo é definir as proporções do personagem. Uma forma comum de defini-las é usando o tamanho da cabeça. Um adulto possui o tamanho equivalente a 7 cabeças e meia, uma criança possui aproximadamente a metade disso.
Utilize os esboços realizados anteriormente para identificar qual a proporção que será usada. No nosso caso, usamos uma proporção mais achatada já que nossos personagens têm uma forma mais cartunesca.
No exemplo abaixo, comecei desenhando um esqueleto simplificado para ser a base da nossa personagem. Depois desenhei linhas paralelas para marcar a posição do queixo, peito, tórax e joelhos.
Usando essas linhas como base, eu fiz o esqueleto da posição de perfil, de costas e uma vista 3/4 (na diagonal).
Tendo o esqueleto, precisamos apenas desenhar a forma do personagem por cima dele. Você pode usar uma camada diferente de papel por cima para não ter que apagar o esqueleto depois.
Abaixo estão alguns exemplos de esqueletos em que você pode se inspirar. Lembrem-se de que o importante é que esse processo seja natural e o quanto mais simples pra você melhor!
É isso aí, pessoal. No próximo tutorial vamos começar a trabalhar as expressões faciais.
Abraços e até mais!
One thought on “Tutorial: Criação de Personagens – Parte 4 – Anatomia”