Vamos aprender sobre as expressões faciais e como elas ajudam a definir mais o seu personagem.
Vamos lá!
No tutorial anterior vimos como a anatomia é importante. Agora vamos saber mais sobre as expressões faciais.
Expressões Faciais
As expressões faciais realçam os sentimentos do personagem e nos ajudam a saber melhor como o nosso personagem reage as situações do dia a dia.
Observe abaixo como o formato do rosto do personagem se deforma com cada expressão facial diferente.
O mesmo não acontece com o personagem abaixo. Note que apesar do formato da cabeça mudar um pouco, ela continua com as mesmas proporções:
Note também a quantidade de expressões diferentes que são feitas e a diferença de ângulos da cabeça. Isso permite que quer você entenda melhor a anatomia da cabeça.
Você pode começar desenhando as expressões básicas (alegre, triste, raiva, sono) e misturá-las para criar novas expressões. O livro Making Comics de Scott McCloud traz uma tabela bem legal com o somatório de expressões e seus resultados.
Outro detalhe é que você pode trabalhar na intensidade da expressão. Por exemplo, um sorriso indica satisfação, mas a risada com a boca aberta é alegria.
Para terminar, seguem algumas dicas para você desenhar a face do personagem:
- O tamanho dos olhos indica idade. Olhos maiores mostram que o personagem é mais novo, olhos menores mais velho;
- Não se esqueçam das sobrancelhas. Elas dão ênfase na expressão do personagem.
- Inspire-se em pessoas reais para achar a expressão perfeita. Olhe-se no espelho e faça quantas caretas forem necessárias. 🙂
- Se os primeiros desenhos não ficarem bons, não desista. Continue tentando. Esse é um processo de aperfeiçoamento que todos os desenhistas passam.
É isso aí, pessoal. Próximo tutorial, vamos finalizar nossos personagens para os colorirmos!
Abraços e até mais!