Tutorial: Criação de Personagens – Parte 5 – Expressões Faciais

Vamos aprender sobre as expressões faciais e como elas ajudam a definir mais o seu personagem.

Vamos lá!

No tutorial anterior vimos como a anatomia é importante. Agora vamos saber mais sobre as expressões faciais.

Expressões Faciais

As expressões faciais realçam os sentimentos do personagem e nos ajudam a saber melhor como o nosso personagem reage as situações do dia a dia.

Observe abaixo como o formato do rosto do personagem se deforma com cada expressão facial diferente.

htty-dragon-4178

O mesmo não acontece com o personagem abaixo. Note que apesar do formato da cabeça mudar um pouco, ela continua com as mesmas proporções:

flynnfacial_02b

Note também a quantidade de expressões diferentes que são feitas e a diferença de ângulos da cabeça. Isso permite que  quer você entenda melhor a anatomia da cabeça.

 

Você pode começar desenhando as expressões básicas (alegre, triste, raiva, sono) e misturá-las para criar novas expressões. O livro Making Comics de Scott McCloud traz uma tabela bem legal com o somatório de expressões e seus resultados.

73d5cdb84462f42b77ab19f550ef682a

Outro detalhe é que você pode trabalhar na intensidade da expressão. Por exemplo, um sorriso indica satisfação, mas a risada com a boca aberta é alegria.

Para terminar, seguem algumas dicas para você desenhar a face do personagem:

  • O tamanho dos olhos indica idade. Olhos maiores mostram que o personagem é mais novo, olhos menores mais velho;
  • Não se esqueçam das sobrancelhas. Elas dão ênfase na expressão do personagem.
  • Inspire-se em pessoas reais para achar a expressão perfeita. Olhe-se no espelho e faça quantas caretas forem necessárias. 🙂
  • Se os primeiros desenhos não ficarem bons, não desista. Continue tentando. Esse é um processo de aperfeiçoamento que todos os desenhistas passam.

 

É isso aí, pessoal. Próximo tutorial, vamos finalizar nossos personagens para os colorirmos!

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend