Tutorial: Criação de Personagens – Parte 1

Criação de Personagens! Aprenderemos um pouco mais sobre um item muito importante no desenvolvimento de um jogo.

Vamos lá!

Deixando a programação um pouco de lado, vamos aprender as técnicas que profissionais usam para criar personagens memoráveis.

Esta série de tutoriais irá abordar desde a concepção da ideia até a arte conceitual do personagem. Iremos criar 3 personagens: um herói, um vilão e um mentor.

Criação de Personagens

Antes de começar a colocar a mão na massa, precisamos nos preparar primeiro!lapis_borracha_prova

Existem várias técnicas diferentes que exigem ferramentas diferentes. Para este tutorial, vou utilizar uma técnica baseada em papel, lápis e borracha.

Você pode usar uma mesa digitalizadora para desenhar já no computador e evitar o trabalho de redesenhar depois para arte finalizar.

O mais importante durante a seleção da técnica é que você se sinta confortável com ela e que ela seja simples. Não queremos perder muito tempo com limitações e burocracias.

Criando o mundo

Uma vez que temos a técnica escolhida, vamos começar a criar o personagem. Você vai perceber que é difícil de pensar nele sem pensar na sua história. Para facilitar o processo, vamos pensar no ambiente em que ele vive, pois isso nos ajudará a visualizar as influências externas que vão tornar o personagem no que ele é.

Rapidamente, vamos definir onde se passa a nossa história e quais são as influências que afetaram os nossos personagens.

  • Mundo: 20 anos após a terceira guerra mundial, o mundo se tornou quase inabitável com toda a radiação que ficou solta pelo ar. Os seres que sobreviveram ficaram com sequelas e algumas mutações ocorreram;
  • Herói: o nosso herói é uma menina que nasceu após a guerra em uma cidade pequena no meio de uma floresta. Parece ser uma criança saudável, mas a radiação a afetou dando-lhe algumas características animais;
  • Vilão: cientista louco que foi um dos inventores das armas que destruíram o planeta. Após a guerra, ele controlou todas as armas e reina como tirano nesse mundo apocalíptico. Vive em uma cidade abandonada que é protegida por suas criações;
  • Mentor: um ex veterano da guerra que está preso em uma fortaleza dentro de um vulcão inativo. Ele é velho e rabugento, mas conhece todas as fraquezas das armas usadas pelo vilão. Perdeu alguns membros do corpo durante a guerra, sendo substituídos por partes mecânicas baratas.

Veja que, com essa história, os personagens começam a se formar nas nossas cabeças. Você começa a pensar em como foi a guerra e como ela afetou a cada um dos nossos personagens.

Quero que vocês comecem a pensar nos seus personagens com estas histórias por trás deles. Comentem algumas características que vocês querem que eu aplique e as suas ideias!

Semana que vem vamos começar a esboçar e desenhar os 3 personagens!

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend