Criação de Personagens! Aprenderemos um pouco mais sobre um item muito importante no desenvolvimento de um jogo.
Vamos lá!
Deixando a programação um pouco de lado, vamos aprender as técnicas que profissionais usam para criar personagens memoráveis.
Esta série de tutoriais irá abordar desde a concepção da ideia até a arte conceitual do personagem. Iremos criar 3 personagens: um herói, um vilão e um mentor.
Criação de Personagens
Antes de começar a colocar a mão na massa, precisamos nos preparar primeiro!
Existem várias técnicas diferentes que exigem ferramentas diferentes. Para este tutorial, vou utilizar uma técnica baseada em papel, lápis e borracha.
Você pode usar uma mesa digitalizadora para desenhar já no computador e evitar o trabalho de redesenhar depois para arte finalizar.
O mais importante durante a seleção da técnica é que você se sinta confortável com ela e que ela seja simples. Não queremos perder muito tempo com limitações e burocracias.
Criando o mundo
Uma vez que temos a técnica escolhida, vamos começar a criar o personagem. Você vai perceber que é difícil de pensar nele sem pensar na sua história. Para facilitar o processo, vamos pensar no ambiente em que ele vive, pois isso nos ajudará a visualizar as influências externas que vão tornar o personagem no que ele é.
Rapidamente, vamos definir onde se passa a nossa história e quais são as influências que afetaram os nossos personagens.
- Mundo: 20 anos após a terceira guerra mundial, o mundo se tornou quase inabitável com toda a radiação que ficou solta pelo ar. Os seres que sobreviveram ficaram com sequelas e algumas mutações ocorreram;
- Herói: o nosso herói é uma menina que nasceu após a guerra em uma cidade pequena no meio de uma floresta. Parece ser uma criança saudável, mas a radiação a afetou dando-lhe algumas características animais;
- Vilão: cientista louco que foi um dos inventores das armas que destruíram o planeta. Após a guerra, ele controlou todas as armas e reina como tirano nesse mundo apocalíptico. Vive em uma cidade abandonada que é protegida por suas criações;
- Mentor: um ex veterano da guerra que está preso em uma fortaleza dentro de um vulcão inativo. Ele é velho e rabugento, mas conhece todas as fraquezas das armas usadas pelo vilão. Perdeu alguns membros do corpo durante a guerra, sendo substituídos por partes mecânicas baratas.
Veja que, com essa história, os personagens começam a se formar nas nossas cabeças. Você começa a pensar em como foi a guerra e como ela afetou a cada um dos nossos personagens.
Quero que vocês comecem a pensar nos seus personagens com estas histórias por trás deles. Comentem algumas características que vocês querem que eu aplique e as suas ideias!
Semana que vem vamos começar a esboçar e desenhar os 3 personagens!
Abraços e até mais!
6 thoughts on “Tutorial: Criação de Personagens – Parte 1”