Tutorial: Criação de Fluidos / Líquidos no Blender (Parte 1)

E ai, galera, tudo beleza?

No tutorial de hoje, aprenderemos um pouco sobre como criar o efeito de líquidos no Blender3D e o que se deve ser criado para obter tal resultado. Vale lembrar que esse tutorial, por conta de sua complexidade, será dividido em 3 partes. Não é algo nada difícil de se fazer, porém requer atenção para obter um resultado bacana, e que pode ter muitas utilidades a todos vocês.

Então chega de papo e vamos lá! 😀

Criando objeto para receber os fluidos/líquidos no Blender

Logo de inicio, para iniciarmos nosso projeto, precisamos criar um objeto que receberá nosso liquido. No caso de hoje, será uma taça. Para criar essa taça de modo bem realista, precisaremos de uma imagem, podendo ser obtida na internet, pois servirá de molde para criarmos a nossa.

Com a imagem salva no computador, agora vamos “pegá-la” para dentro do Blender. Para fazer isso, basta selecionar “background” e depois clicar no botão “open”.

1

 

Será mostrado na tela o diretório de arquivos. Basta procurar onde foi salva sua imagem e apertar o botão “open image”, que a importará para dentro do projeto.

2

Agora para que a imagem apareça, são necessárias a seleção de alguns modos de visualização. Um deles é o Ortográfico, o qual corresponde ao botão de número 5 do teclado numérico. Além dele, também será necessário selecionar o modo de visualização Frontal, referente a tecla de número 1 do teclado numérico.

3

Agora, com nossa imagem que servirá de molde para a taça devidamente preparada :D, podemos começar a modelar, por meio da ferramenta de extrusão. Ela já utilizada aqui nos tutoriais de Blender do Fabrica de Jogos.

Para realizar essa modelagem, vai ser preciso adicionar um objeto do tipo “Circle”, e passar para o modo de edição, como é mostrado na imagem seguinte.

4

Hoje, na nossa primeira parte do Tutorial de Fluidos no Blender3D, pararemos por aqui, pois ele ficará muito extenso para dar continuidade. Espero que consigam chegar a algo mais ou menos parecido com o resultado que obtive na imagem seguinte. Vale lembrar que apenas usei a técnica de extrusão (Tecla E) para realizar essa modelagem.

5

 

Pessoal, no próximo tutorial daremos continuidade à criação de fluídos/líquidos no Blender. Não percam!

Abraços a todos.

Marcos Dassie

Marcos Dassie

Cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Instituto Federal São Paulo - Campus de Presidente Epitácio). Foi Professor do Mini Curso de desenvolvimento de Aplicativos/Jogos com C# e Unity3D para o Instituto Federal de São Paulo na III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi desenvolvedor de um jogo para dispositivos móveis multiplataforma. Concluinte de Iniciação Científica em Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos para Dispositivos Móveis, foco em Educação do público infantil. Faz desenvolvimento e modelagem 2D/3D para Jogos.

Send this to a friend