Tutorial: Criando HUD no Unity – Parte 2 – Text e Fontes

Vamos aprender mais sobre a propriedade Text no nosso HUD, incluindo fontes.

No tutorial anterior criamos um Canvas e adicionamos um elemento de texto nele. Agora vamos nos aprofundar mais nas propriedades do elemento de texto.

Text e Fontes

Adicionando Fontes

Para alterar a fonte do nosso Text, precisamos primeiro importá-la para a pasta Assets. O Unity suporta fontes TrueType (.ttf) e  OpenType (.otf).

Para este tutorial, eu usei o Google Fonts para achar uma fonte e escolhi a fonte Press Start 2P.

Uma vez baixada a fonte, vá até o Unity e clique com o botão direito na pasta Assets -> Import New Asset…

1 - import font

Selecione a fonte no local que você a salvou e pronto! Ela já está disponível para você usar!

Propriedades do Text

2 - Text Properties

As propriedades do text são:

  • Text: o texto que inserimos aqui é mostrado na tela. Essa propriedade é inutilizada quando usamos textos dinâmicos (Vamos ver isso no próximo tutorial).
  • Character: esta seção tem o objetivo de configurar como o texto se apresenta ao jogador.
    • Font: altere aqui a fonte para usar a que importamos;
    • Font Style: se a fonte é Negrito (Bold), Itálico (Italic), os dois (Bold and Italic) ou nenhum (Normal);
    • Font Size: o tamanho da fonte;
    • Line Spacing: qual a distância entre uma linha e outra;
    • Rich Text: se o seu texto permite alguns códigos para formatá-lo. Por exemplo: <i>Game Over</i> irá exibir Game Over em itálico.
  • Paragraph: configura o comportamento dos parágrafos.
    • Alignment: se o seu texto será alinhado à direita, centralizado ou à esquerda. E no segundo conjunto de botões, se ele estará alinhado ao topo, meio ou embaixo do container;
    • Align By Geometry: alinha o texto baseado em sua forma ao invés de usar as métricas de texto;
    • Horizontal Overflow: o que acontece quando seu texto é maior que o container que você definiu. Wrap o faz gerar uma nova linha, overflow deixa o texto sair do container;
    • Vertical Overflow: o que acontece se o texto é mais alto que o container. Truncate remove as partes que sairam do container e overflow deixa o texto sair;
    • Best Fit: Permite que você defina um tamanho mínimo e um máximo e o unity decide qual o tamanho de fonte melhor para preencher o container.
  • Color: define a cor do texto.
  • Material: Você pode alterar o material o texto para criar efeitos diferentes.
  • Raycast Target: Permite que o clique do mouse funcione neste elemento.

É isso aí, pessoal! No próximo tutorial, vamos aprender a criar textos dinâmicos para mostrar um conômetro!

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

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