Tutorial de Física no Unity – Parte 2 – Colliders

Essa semana vamos aprender mais sobre Colliders no Unity!

No tutorial passado, aprendemos mais sobre o componente RigidBody que faz com que as forças físicas atuem sobre um objeto . Agora, vamos ver como que um objeto sabe quando colide com outros objetos.

A documentação oficial sobre colliders está aqui: http://docs.unity3d.com/Manual/CollidersOverview.html

Colliders

Um collider, ou colisor, define a forma de um objeto para colisões físicas. Você pode adicionar quantos colliders forem necessários para deixar a colisão o mais próximo possível do modelo do objeto.

Para adicionar um collider, selecione um objeto e clique em Add Component -> Physics -> Collider. Note que você verá uma lista com vários colliders diferentes, conforme a imagem abaixo:

add colliders

Cada colisor possui as suas próprias propriedades. Geralmente elas definem o tamanho e a forma do colisor. Porém, existem algumas propriedades que são comuns entre os colisores. São elas:

  • Is Trigger: quando essa propriedade está marcada, os objetos que passam pelo colisor não são afetados por ele. Mas é possível saber quando o objeto passou. Por exemplo: Em um jogo de corrida, você quer saber quando o carro passa pela linha de chegada. Colocamos um collider nela e marcamos a opção Is Trigger para que o carro não pare quando colidir com ele;
  • Material: atribuimos um material para um colisor quando queremos simular diferentes superfícies. Por exemplo, uma bola rolando na areia: ande menos do que uma que está rolando no concreto;
  • Center: marca a posição central do collider com relação ao objeto. Os valores x:0, y:0 e z:0 indicam que o centro do colisor é o mesmo que o centro do objeto.

Na imagem abaixo, temos 2 cubos. Notem que existe uma linha verde claro em cada um dos cubos. Essa linha é o Box Collider. Notem também que o cubo da frente possui o box collider menor que o cubo. Isso fará com que a parte do cubo que está para fora atravesse objetos.

box collider

É isso aí! Esse é o básico sobre colliders!

A partir do próximo tutorial, vamos colocar a mão na massa e fazer um jogo de boliche, utilizando o que aprendemos sobre a física no Unity. E o melhor: não vamos utilizar quase nada de código!

Até a próxima!

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend