Tutorial de Física no Unity – Parte 3 – Criando um Jogo de Boliche

Hoje vamos aplicar os conceitos vistos nas partes anteriores criando um jogo de boliche!

O que precisamos:

Criando um Jogo de Boliche no Unity

1. Abra o Unity e crie um novo Projeto3D. Escolha um nome e um local para salvá-lo.

1 - CreateProject

2. Adicione um Cubo 2 - CreateCcube

3. Coloque os valores da imagem nos campos Position e Scale. Note que, quando adicionamos um objeto, ele já vem com um Collider!

2 - make the floor

Esse cubo que acabamos de adicionar será o nosso chão!

4. Adicione o componente RigidBody e marque a opção Is Kinematic.

3 - AddRigidBody

Queremos que o chão interaja com os objetos mas não queremos que ele sofra ação da gravidade ou seja empurrado quando um objeto cair sobre ele.

5. Adicione um objeto Capsule

4 - AddCapsule

6. Adicione o componente RigidBody e marque a opção Use Gravity.

5 - RBCapsule

7. Copie e cole o objeto Capsule de forma que você tenha 6 objetos.

6 - copypastaCapsule

8. Posicione as cápsulas conforme as imagens abaixo:

6 - PositionCapsule

Posicione as cápsulas um pouco acima do chão para que não hajam problemas de um objeto dentro do outro quando o jogo iniciar.

6 - PositionCapsule2

9. Adicione uma Esfera.

7 - CreateSphere

10. Adicione o componente RigidBody e marque a opção Use Gravity.

8 - RBSphere

11. Crie um novo script na esfera.

9 - New Script

12. Substitua o que tem no script criado pelo seguinte código:


using System.Collections;
using UnityEngine;

public class force : MonoBehaviour
{
	public int Forca;

	private void OnMouseDown()
	{
		Vector3 sp = Camera.main.WorldToScreenPoint(transform.position);
		Vector3 dir = (sp - Input.mousePosition).normalized;
		dir.y = 0;
		gameObject.GetComponent().AddForce((transform.forward + dir) * Forca);
	}
}

Esse código faz com que quando você clique na esfera, ela se movimente em direção aos pinos. Para deixar o jogo mais interessante, eu fiz com que você tenha que clicar exatamente no meio da esfera para que ela vá reta.

Note que agora temos a propriedade Forca na esfera. Essa propriedade é a força com que a esfera vai ser lançada. Você pode testar diferentes combinações aqui.

10 - ChangeValues

13. Brinque com as propriedades e seja feliz!

Rode o jogo, clicando no botão Play e tente derrubar todos os pinos. Brinque com as propriedades do RigidBody e veja como elas interagem com o jogo. Por exemplo, aumente a massa da esfera ou de um dos pinos e veja o que acontece!

 

É isso aí, pessoal! Espero que tenham gostado, aprendido e se divertido com esta série! Não se esqueçam de comentar, curtir, compartilhar e visitar o nosso novo canal do YouTube!

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

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