Tutorial de Programação Básica em Unity – Parte 3 – Estruturas de repetição

No tutorial passado aprendemos a executar e utilizar condições que alteram o fluxo do programa, dependendo de determinados valores.

Hoje vamos aprender a usar diferentes tipos de estruturas de repetição, de forma que se possa executar um mesmo código várias vezes.

Estruturas de repetição

loopAs estruturas de repetição ou loops são usadas para executar um determinado código diversas vezes enquanto uma determinada condição for verdadeira. Vamos ver as quatro mais usadas estruturas de repetição.

Para facilitar o entendimento, crie um novo script para cada uma das estruturas de repetição abaixo, adicionando os códigos de exemplo dentro da função Start. Não se esqueça de adicionar os scripts na sua câmera para que eles possam ser executados.

While

Primeiro vamos conhecer o While que, se fôssemos traduzir para o português, significa Enquanto.

A sintaxe é bem simples:


while (condição) {

código a ser executado várias vezes

}

Vamos ver na prática? Adicione o seguinte código dentro do método Start:


int municao = 5;
while (municao > 0) {
	municao--;
	print ("Atirei! Minha munição agora é:" + municao);
}

Nesse trecho de código, eu disse que tenho 5 munições e, enquanto o valor de municao for maior que 0, diminua uma munição e exiba uma mensagem na tela.

Vale lembrar que o while verifica a condição antes de executar o código.

 

Do While

Semelhante ao While, o Do While tem uma única diferença na lógica de execução. Ela primeiro executa o código e depois verifica se a condição é verdadeira, permitindo assim que o código seja executado pelo menos uma vez.

Em termos de sintaxe, ela é um pouco diferente também:


do {

código que será executado pelo menos uma vez

} while (condição);

Na prática fica:


bool vivo = false;
do {
	print ("Mesmo vivo igual a false essa frase ira aparecer");
} while(vivo == true);

Esse código vai exibir a mensagem pelo menos uma vez.

 

For

Geralmente usamos o For quando nós sabemos exatamente quantas vezes queremos que um código execute.

A sintaxe é:


for(declaração de variável; condição; manipulação da variável) {

Código que será executado

}

Parece um pouco mais complicado, mas na prática não é. Veja este exemplo:


int numeroDeInimigos = 4;
for (int i = 1; i <= numeroDeInimigos; i++) {
	print ("Carregar inimigo numero: " + i);
}

Queremos carregar 4 inimigos. Declaramos uma variável com a quantidade de inimigos que queremos carregar.

No for, primeiro declaramos uma variável que vai fazer a contagem. Eu a chamei de i e a iniciei com o valor 1.

A segunda parte é a condição: execute esse código enquanto o valor de i for menor ou igual ao numeroDeInimigos.

Por fim, escolhemos o que fazer após o código ser executado. No nosso caso, incrementamos o valor de i em uma unidade.

Lembre-se de separar as três partes do for com ponto-e-vírgula.

 

ForEach

Para finalizar, vamos ver o ForEach.

Essa estrutura percorre uma lista de valores (arrays) e extrai um valor por vez. A sintaxe é:


foreach (item extraído in lista de itens) {

Código a ser executado

}

Na prática temos:


string[] itens = {"Pocao de Vida", "Pocao de Mana", "Bebida quente", "Bebida fria"};
foreach (string item in itens) {
	print ("Tomei a " + item);
}

Então, temos uma lista de itens do tipo string. Os [] depois to tipo do objeto definem que esse objeto é uma lista, mas isto vamos ver em outro tutorial.

Após a declaração da lista, temos o foreach. Ele extrai o valor da lista e coloca dentro da variável item.

Executando esse código, exibe a mensagem que alguém tomou todas as bebidas da lista de itens.

 

É isso aí, pessoal! Na próxima semana vamos ver um pouco sobre escopo e modificadores de acesso!

Abraços!

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend