Tutorial de Unity: Sistema de Partículas – Parte 2

Continuando a nossa aventura no Sistema de Partículas  do Unity, vamos aprender sobre como as partículas são emitidas!

Sistema de Partículas

Já vimos algumas da propriedades do Sistema de Partículas do Unity no tutorial anterior. Hoje vamos ver o que há nas seções Emission e Shape.

Emission

4-emission

A seção Emission serve para configurar quantas partículas são lançadas e com que frequência. A propriedade Rate define quantas partículas serão lançadas e o campo seguinte determina se elas serão lançadas por tempo ou distância.

  • Time: quantas partículas por segundo serão lançadas;
  • Distance: quantas partículas serão laçadas para cada unidade movimentada. Por exemplo, fazer um carro soltar fumaça só quando ele se movimentar.

Shape

5-shape

A seção Shape define a forma em que as partículas serão lançadas. A propriedade Shape define a forma, e as propriedades seguintes determina as configurações para esta forma.

Na imagem vemos que a forma é uma esfera de raio 0.01.

Existem outras formas, como cubos, círculos, cones, etc.

A opção Random direction está presente em todas as formas e faz com que as partículas sejam lançadas de forma randômica.

Fazendo fogos de artifícios

Vamos fazer agora uma explosão de fogos de artifício usando os conhecimentos adquiridos até este momento.

Crie um novo sistema de partículas: Create -> Particle System.

Configure-o como na imagem abaixo para conseguirmos um efeito de explosão:

6-explosion

O grande segredo aqui está na definição do Emission Rate em 350 enquanto o número máximo de partículas é 75. Isso faz com que mais partículas sejam criadas ao mesmo tempo e aí conseguimos o efeito de explosão. Você pode duplicar o objeto criado e alterar a cor e o Start Delay para ter vários fogos de artifício no seu céu!

7-explosion

 

Então, para hoje era isso!

 

No próximo tutorial, vamos incrementar os fogos de artifícios brincando com mais propriedades do Sistema de Partículas!

Abraços e até mais!

Filipe Leal

Filipe Leal

Bacharel em Ciência da Computação pela UDESC e certificado como Microsoft Specialist. Atualmente trabalha como programador na Basecorp Learning Systems. Reside em Edmonton - Canadá. Faixa preta com 1o. grau em Pa-kua, tem preferência por jogos de Ação/Aventura, RPG, Luta e Party Games. Seu jogo favorito é The Legend of Zelda - Ocarina of Time.

Send this to a friend