Tutorial: Desenvolvendo Histórias Interativas Não Lineares com o Twine – Parte 6 – Passagens Especiais

Já vimos muitos recursos padrões do Twine que não exigem de programação.

Hoje, vamos ver sobre as passagens especiais para encerrar essa etapa e partir para detalhes de programar nesse software.

Acompanhe e vem comigo. 😉

Passagens Especiais no Twine

Assim como vimos no Tutorial de Tags, as passagens também têm alguns nomes que funcionam como palavras reservadas. Elas trazem algumas funções específicas para a sua história, deixando-a mais profissional e elegante.

Para usá-los, basta criar uma passagem para essa configuração. Depois, escrever nela dessa forma, como no exemplo abaixo, e adicionar dentro da passagem o que se deseja. Cuidado para digitar a palavra conforme está ali, inclusive maiúsculas e minúsculas.

No exemplo, adicionei um subtítulo para a minha história.

twine_P6_01

Vejamos alguns aqui que você pode usar:

  • Start: é a primeira passagem. Ela que inicia a história. Acho importante defini-la, pois numa história maior será mais fácil identificar onde tudo começa. Para o título da história, temos outro recurso;
  • twine_P6_02StoryTitle: esse é o recurso. Você dará um título principal para a sua história aqui. No caso do Twine novo, você faz isso sem usá-lo na passagem. Será pela seção “Rename Story” no menu de opções onde está o nome da sua história;
  • StorySubtitle: faz um subtítulo para a história. Vai ficar menor e abaixo do título maior;
  • StoryAuthor: a autoria da história. Colocar o seu nome como autor;
  • StoryMenu: cria menus para acesso rápido. Pode colocar ali capítulos ou outras seções como Sobre ou Créditos.

Essas são as mais usadas no meu ponto de vista. Você verá na documentação outras duas, mas não vi muita aplicabilidade para o tipo de história que já criei, além daquelas que vamos criar. Podem ser úteis para localização da história (incluir arquivos em vários idiomas), mas, de fato, teria que analisar com calma suas aplicações para uma postagem só sobre isso.

O acesso a documentação Twine dessa etapa está em “Special Passages”.

 

Aplicação de Passagens Especiais

Vamos ter uma visão global primeiro da história que criei. Fiz as passagens especiais, mas também aquelas da história. No caso, foram 4 passagens: Start, Capítulo 1, Capítulo 2 e Fim.

Fiz bem linear, pois meu objetivo aqui é um exemplo usando passagens especiais.

twine_P6_03

Agora, criei cada passagem especial:

twine_P6_04

Depois, criei as passagens da história em si (Start, Capítulo 1, Capítulo 2 e Fim), conforme já fizemos ao longo dos tutoriais.

E pronto. Veja o resultado final:

twine_P6_05

Perceba que a parte que se modifica é a lateral direita. Você vê o título “O Príncipe Valente”, subtítulo “A aventura no Castelo do Dragão”, meu nome na autoria e seleção de menus para os capítulos. Fica legal, né?

 

Dica para Conhecer Outras Histórias Twine

Para curiosidade, acesse o site WAG Challenge e veja jogos submetidos. Tem em RPG Maker, mas vários em Twine. 😉

Podemos fazer histórias narrativas não lineares com ele, mas também o que eles chamam de games narrativos.

Vai de como você conduz o desenvolvimento.

 

 

Nesse tutorial vimos como aplicar passagens especiais para deixá-la mais elegante. Um título e subtítulo bonito, sua autoria e menu personalizado dão um charme e tanto para sua história/jogo.

No próximo tutorial vamos começar a entender os mecanismos de programação do Twine. Ao vê-los, já poderemos deixar mais interativa ainda nossas histórias. Isso vai nos permitir criar recursos de jogos como HUD e controle deles (pontos, vida etc), batalhas por turnos, inventários, lojas e outros.

Essa é a parte que mais gosto, particularmente, pois dá para deixar a história com cara de jogo.

Até a próxima!

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira

Fabiano Naspolini de Oliveira (Editor-Chefe) – Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional, MBA em Game Design e Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi redator do portal Nintendo Blast, professor de cursos técnicos e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor de jogos digitais e escritor.

Send this to a friend